terça-feira, 31 de maio de 2011

A Musicoterapia na Casa Bonsai

Musicoterapia é a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por uma musicoterapeuta qualificada (graduação), com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais ou restabelecer funções do indoso para que ele possa alcançar uma melhor integração intra ou interpessoal e, em consequência, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”. (Federação Mundial de Musicoterapia – 1996)
A Música provoca reações de vários tipos nas diversas áreas cognitivas e emocionais, onde a resposta a um estímulo musical se dá de forma motora e ou de forma mental.

Objetivos da Musicoterapia na Casa Bonsai:
ü  Através de atividades relacionadas a música como audição musical, canto, exploração de instrumentos, expressão corporal e expressão artística, buscamos alcançar os seguintes objetivos:
ü  Resgate da memória
ü  Orientação temporal e espacial
ü  Melhora da auto-estima e humor
ü  Diminuição da ansiedade e agressividade
ü  Estimulação motora e da linguagem
ü  Resgate da identidade
ü  Conscientização
ü  Socialização
ü  Gratificação e bem-estar


Nenhum comentário:

Postar um comentário