domingo, 29 de maio de 2011

A Casa Bonsai Recanto do Idoso introduz filosofia e metodologia oriental para qualidade de vida na Terceira Idade.

A instituição aplica os conceitos japoneses para a longevidade; desde a alimentação adequada para o perfil de cada idoso, estímulos em terapias até a reeducação preventiva para a autonomia e sociabilidade.


 PIRACICABA/SP – A Casa Bonsai Recanto do Idoso apresenta a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com uma filosofia de estímulos oriental. Respondendo a pergunta: “Por que os japoneses vivem mais?”
Esta ILPI conta com um corpo multidisciplinar de: Médico, Enfermeira Padrão, Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Musicoterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Preparador Físico e Nutricionistas. Todos eles com estudos direcionados à gerontologia. Na metodologia da Casa Bonsai, esses terapeutas trabalham focados em quatro pontos com os clientes: Postura, Respiração, Memória e Relação do corpo com o espaço. Com isso é estimulado a independência e autonomia com um sistema preventivo de cada cliente. Ex: É natural que na residência, quando um idoso queira beber água, a família ou o cuidador pegue o copo d’água para ele beber, pensando que esta fazendo o melhor; quando na realidade, ele deveria ajudar o idoso a se levantar (de maneira correta) e acompanhá-lo para fazer essa atividade de “beber a água”. Neste trajeto (que em média tem duração de 40 minutos e que muitos, nos dias atuais, não tem disponibilidade) o idoso trabalhou: Respiração, postura, deglutição motora, senso temporal e espacial, motricidade fina, força e coordenação motora, além de estimular a independência que é o fator principal. A Casa Bonsai acredita que para se ter uma qualidade de vida, não é só a estrutura que deve estar adaptada (piso antiderrapante, corrimão, barras de apoio, bancos e vaso sanitário mais altos, extinção de degrau e tapetes, etc) o idoso precisa estar bem com ele mesmo, aceitando suas debilidades e condições.
Na UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) da Casa Bonsai, toda a equipe da cozinha passou por 80horas de treinamento. Desde a verificação da temperatura do veículo do fornecedor alimentício, passando por técnicas de higienização e prevenção de contaminação cruzada até na dinâmica da mudança na dieta do cliente (Ex: Um cliente tem uma dieta hipossódica e pastosa, mas durante o dia apresentou constipação. Até que a equipe de enfermagem descubra o motivo, a equipe da UAN já porciona a próxima refeição deste cliente em hipossódica, pastosa e laxativa).  Seguindo a tendência oriental, os valores nutricionais de cada dieta são altamente estudados para que o idoso tenha uma alimentação saudável, prazerosa e estimulante.  A UAN da Casa Bonsai prepara o arroz com uma mistura de arroz parborizado com integral, cozido com talos de brócolis. Este arroz tem um alto valor nutricional (alimento saudável), textura diferente (facilita a deglutição motora) e sabor diferenciado (estímulos no paladar). Um dos únicos prazeres que o idoso ainda carrega é comer. Por esse motivo, além da importância nutricional que a Casa Bonsai se preocupa na alimentação, ela oferece uma vez por semana, uma segunda opção de menu onde o cliente pode escolher o tipo de culinária que mais lhe agrada.
Para os familiares dos clientes, a Casa Bonsai oferece o apoio emocional junto com a psicóloga da instituição. É natural que a família passe por diferentes níveis de estresse ou angústia emocional ao deixar o ente em uma casa de repouso. Aos domingos as atividades culturais entretêm os cliente e seus familiares. Faz parte do cotidiano do cliente Bonsai as ações sociais, onde buscam a interatividade juntos com crianças e adolescentes, bem como outros idosos de fora da Instituição. Diariamente, pela manhã, todos fazem o Taissô (técnica oriental de alongamento matinal, para alongar os músculos que não se usam ao longo do dia).
A Casa Bonsai oferece serviços de residência, DayCare (creche geriátrica) e DayUse (temporadas onde a família precisa viajar ou outros compromissos), todos os pacotes incluem a utilização da UTI móvel particular, convenio funerário e de transporte para exames clínicos. Para as famílias que residem em outras cidades, a Casa Bonsai possui parcerias com a rede hoteleira da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário