sábado, 28 de maio de 2011

Medicamentos de marca ou genéricos?

Os medicamentos genéricos, versões menos caras de medicamentos de marca, podem poupar-lhe dinheiro, sobretudo se for medicamento contínuo. Algumas pessoas acreditam que não obterá os mesmos benefícios dos medicamentos de marca.
Ao serem patenteadas, todas as substancias ativas dos medicamentos sujeitos a receita médica, recebem um nome genérico (Paracetamol, por exemplo), normalmente derivado da respectiva composição química. Uma vez aprovado para venda, o mesmo medicamento é licenciado a um fabricante (habitualmente aquele que o criou), que lhe dá um nome de uma marca.
A patente é válida por 20 anos, período o qual nenhuma outra empresa pode fabricar medicamentos contendo o mesmo fármaco e receber a aprovação. Passados os 20 anos, o medicamento (não o nome comercial) torna-se propriedade pública. Isto é, podem as outras empresas fabricarem medicamentos contendo o mesmo composto, desde que lhe dêem um nome comercial diferente. Estas versões, muitas vezes designadas pelo nome químico original, são o que chamamos medicamentos genéricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário