domingo, 29 de maio de 2011

Como cuidar de um Idoso com Diabetes

Os sintomas das diabetes

Existem determinados sintomas nas Diabetes do tipo 1 e 2 que as pessoas tem e que indiciam o aparecimento/desenvolvimento da Diabetes.

Nas Diabetes do tipo 1, os sintomas são muito nítidos e manifestam-se de uma maneira súbita. São eles:

ü  Urinar muito e muitas vezes, podendo até voltar a urinar na cama;

ü  Ter muita sede;

ü  Emagrecer rapidamente;

ü  Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;

ü  Comer muito sem saborear a alimentação;

ü  Dores de cabeça, náuseas e vômitos.


Nas Diabetes do tipo 2, os pacientes apresentam os seguintes sintomas:

ü  Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite;

ü  Sede constante e intensa;

ü  Fome constante e difícil de saciar;

ü  Fadiga, associada a muitas dores musculares;

ü  Comichão no corpo, designadamente nos órgãos genitais;

ü  Visão turva.

Contudo, é importante destacar que a Diabetes do tipo 2 desenvolvem-se ao longo do tempo e podem existir determinados sintomas que não são percetíveis a olho nú. Nesse sentido, fale com o seu médico e realize vários exames de sangue e de urina para um melhor diagnóstico.

Cuidar de um idoso com Diabetes
Não existe, atualmente, nenhuma cura para a Diabetes, de modo que a doença é apenas controlada e vigiada. Se está cuidando de um idoso com Diabetes, deve se ter atenção especial aos seguintes aspectos para que os níveis de açúcar se mantenham sempre estabilizados:


ü  Ficar atento a idade do Diabético
As pessoas idosas têm uma maior probabilidade de ter açúcar no sangue, porque as alterações da função renal e hepática, a perda de peso e as alterações de apetite conduzem à falta de exercício físico e à má alimentação, e isso são fatores decisivos que agravam o estado da Diabetes.

O tratamento deve ser escolhido com base nas necessidades individuais de cada paciente. É necessário verificar se existem outros problemas de saúde, como doenças psiquiátricas ou sintomas de demência, pois se assim for, cuidar da Diabetes necessitará de um acompanhamento mais especializado.


ü  Verificar constantemente os níveis de açúcar no sangue
Um diabético deve vigiar constantemente os níveis de açúcar que tem no sangue, pois uma pessoa é diabética se:

Ø  Estiver com a glicemia capilar acima de 200 miligramas por decilitro;

Ø  Se tiver uma glicemia em jejum (oito horas) acima de 126 miligramas por decilitro.


Todos os diabéticos devem manter o açúcar (glicose) no sangue o mais próximo possível dos valores considerados normais (bom controlo da diabetes) para que se sintam bem fisicamente e psicologicamente e sem nenhum sintoma da doença.


ü  Incentivar a prática de exercício físico
O exercício físico é a melhor receita para obter uma saúde de ferro e, no caso dos diabéticos, permite eliminar as gorduras em excesso e melhorar a hipertensão. A prática do exercício físico regular e a consequente redução de peso ajudam a estabilizar o controlo do nível de glicose no sangue.


ü  Não deixar o diabético fumar
Todos os diabéticos devem reduzir os fatores de risco cardiovasculares e, nesse aspeto, a cessação do tabaco é fundamental. Ao deixar de fumar, existe claramente uma melhoria incondicional do funcionamento de todos os órgãos do corpo humano e isso é fundamental nos diabéticos.


ü  Cuidar dos pés dos diabéticos
Os cuidados de uma podologia regular são essenciais. Muitos diabéticos tem uma sensação diminuída nas mãos e pés e isso condiciona o seu estado de saúde. Por vezes, pequenos cortes e escoriações nos pés passam despercebidas e essas feridas podem ficar infectadas. Os pacientes idosos são, particularmente, vulneráveis neste ponto e podem não ter a condição física desejada para tratar dos seus próprios pés. É por isso que é fundamental cuidar dos pés dos diabéticos e fazer com que eles sejam examinados pelo menos uma vez por mes por um profissional.


ü  Prestar atenção às fontes escondidas de açúcar
Muitos idosos tomam uma medicação errada numa base regular e fazem isso sem saber. Por exemplo, existem determinados xaropes para a tosse que possuem altas concentrações de açúcar e isso pode ser fatal para uma pessoa diabética. Deve perguntar ao médico se existem xaropes para a tosse com baixos níveis de açúcar e também deve estar atento aos suplementos vitamínicos. Utilize somente aqueles que foram criados especialmente para diabéticos, pois possuem as doses de açúcar mais adequadas.


ü  Manter a carteirinha de vacinação atualizada
As pessoas diabéticas são as mais vulneráveis a todo o tipo de infeções. É obrigatório, se não existirem complicações de saúde ou alergias, que uma pessoa idosa com Diabetes seja vacinada contra a Pneumonia, Gripe, Diferia e Tétano.


ü  Efetuar exames oftalmológicos com regularidade
O alto nível de açúcar no sangue pode afetar os pequenos vasos sanguíneos nos olhos e, no caso dos idosos, pode conduzir à perda parcial da visão e, consequentemente, às quedas. Para que isso não aconteça deve-se consultar um oftalmologista com regularidade, pois ele pode diagnosticar e tratar esse tipo de problema.


ü  Fazer com que um diabético seja acompanhado por uma nutricionista
Um nutricionista é uma pessoa muito importante para um diabético, pois ajuda-o a preparar e a planear as melhores refeições diabéticas e auxilia-o na realização de uma dieta saudável e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário