sábado, 28 de maio de 2011

Como saber se um idoso necessita do uso de aparelho auditivo?

A perda da audição afeta a maioria da população idosa com idades superor a 65 anos. Saiba em que consiste a perda da audição e conheça as suas causas e sintomas principais. Assim, reunirá toda a informação necessária para descobrir se um idoso necessita de utilizar ou não aparelho auditivo.


A perda da audição.
A perda auditiva reflete a incapacidade total ou parcial em ouvir qualquer tipo de som num ou nos dois ouvidos. Trata-se de uma disfunção muito particular que assume várias formas e é um dos problemas que mais afeta os idosos. A perda da audição como resultado do envelhecimento também é conhecida como presbiacusia e todos os que sofrem desta desordem apresentam uma perda auditiva sensório-neural que afeta o funcionamento do ouvido interno, mais especificamente a cóclea (aparelho recetor de impulsos elétricos) e/ou do órgão da audição. Geralmente, os idosos são pessoas frágeis, uma vez que já não têm a força nem a vivacidade de outros tempos e se a isto juntarmos a perda da audição, eles poderão sentir-se mais vulneráveis, isolados e depressivos.


As causas da perda da audição.
A presbiacusia ou a perda auditiva pode ter muitas causas diferentes e uma das principais é o envelhecimento. À medida que o corpo vai envelhecendo, as células que se encontram na parte interna do ouvido começam a ficar mais enfraquecidas e isso faz com que a mensagem não seja corretamente compreendida e descodificada. Este enfraquecimento pode refletir uma perda parcial da audição, na qual uma pessoa deixa de ouvir determinados sons agudos, como por exemplo as vozes das mulheres ou das crianças; ou a perda total.

Por outro lado, a presbiacusia ou perda auditiva pode ser hereditária ou resultar de infeções virais ou bacterianas, doenças, traumatismos cranianos, medicação incorreta, lesões graves na cabeça, exposição a ruídos intensos e também pelo acúmulo de cera nos ouvidos.

Uma coisa é certa, se os problemas de audição são ignorados e não são tratados no início, eles podem piorar e podem conduzir à surdez total. Para que isso não aconteça, deve contatar um otorrino/médico otorrinolaringologista para uma consulta médica detalhada.


Os sintomas que conduzem à perda da audição.
Existem vários sintomas que mostram que um idoso está perdendo a audição. Dos sinais de aviso mais importantes, deve dar atenção  especial aos seguintes:


ü  Não ouvir o telefone, mesmo quando ele se encontra no volume máximo;

ü  Não conseguir acompanhar uma conversa entre duas ou mais pessoas, pois o diálogo parece tornar-se confuso e imperceptível;

ü  Ter a necessidade de aumentar o volume da televisão para ouvir e compreender o que é dito. É comum que os idosos coloquem o volume da televisão muito alto e não se dão conta disso, sendo necessário que as outras pessoas chamem a sua atenção;

ü  Ouvir, constantemente, uma espécie de zumbido e um enorme ruído de fundo;

ü  Sentir que outras pessoas estão murmurando, quando elas estão falando no seu tom de voz normal;

ü  Não perceber a fala das mulheres e das crianças, pois estas tem, por norma, uma voz mais fina e agúda;

ü  Pedir constantemente às pessoas para repetir o que acabaram de dizer;

ü  Ser, frequentemente, acusado de não estar atento a qualquer tipo de atenção ao que lhes é dito.

 A utilização do aparelho auditivo.
As dificuldades de audição estão diretamente relacionadas com o tipo de problema auditivo e com o grau de perda auditiva que uma pessoa tem. Para maximizar a audição, existem vários aparelhos no mercado e uma das alternativas mais populares é a colocação de um aparelho auditivo.

Um aparelho auditivo é um pequeno dispositivo eletrônico que é colocado atrás da orelha e faz com que os sons se tornem mais perceptíveis e melodiosos. Atualmente, graças ao desenvolvimento da tecnologia digital e a um design bastante avançado, é possível encontrar dispositivos tão pequenos que podem ser colocados no fundo do canal auditivo – sem qualquer tipo de prejuízo da reprodução sonora, que é clara e cristalina. Contudo, por vezes, os aparelhos auditivos recolhem alguns ruídos de fundo e a sua audição pode ser um exercício muito desconfortável.


Outras soluções auditivas.
Para que um idoso recupere a sua audição, existem outros aparelhos e soluções auditivas que podem ser utilizadas. As mais conhecidas são:

 ü  Os aparelhos adaptativos
Tratam-se de aparelhos específicos em que o seu som pode ser adaptado de acordo com as dificuldades auditivas de uma pessoa, como por exemplo:

Ø  Dispositivos de amplificação para o telefone;

Ø  Sistemas de audição de TV e rádio;

Ø  Sistemas de infravermelhos;

Ø  Dispositivos de audição assistida;

Ø  Alertas (campainhas visuais ou vibração, detectores de fumo, despertadores, entre outros).


ü  Os implantes cocleares
Para uma pessoa que sofre de uma surdez severa, há a possibilidade de colocar implantes cocleares. Trata-se de um aparelho eletrônico que está interligado por duas partes distintas:

Ø  A parte externa: É constituída por um microfone, um microprocessador de fala e um transmissor e situa-se na parte externa do ouvido.

Ø  A parte interna: Encontra-se no interior do ouvido e tem um recetor e estimulador que são inseridos dentro da cóclea que se encontra atrás da orelha. Este aparelho tem como objetivo estimular o nervo auditivo que, por sua vez, leva os sinais para o cérebro onde os sons serão interpretados e descodificados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário