domingo, 29 de maio de 2011

O que é Diabetes?

A Diabetes é uma doença que não tem cura e está relacionada com os níveis excessivos de açúcar que estão presentes no sistema de circulação sanguínea. Saiba como cuidar corretamente de alguém com diabetes e faça com que essa pessoa tenha uma maior qualidade de vida.

 O que é a Diabetes?
A Diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose que acompanha os alimentos. A quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que um paciente está com hiperglicemia. Para combater os níveis excessivos de açúcar, o pâncreas é o órgão do corpo humano responsável pela produção de insulina que é um hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar existentes no sangue.

A pouca produção de insulina, a resistência a insulina, ou ambas, fazem com que a glicose se acumule no sangue e, portanto, não cumpra o seu papel como principal fonte de energia para o organismo. No caso de um idoso, este mau funcionamento pode ser fatal e é por isso que se devem ter todos os cuidados para controlar, da melhor forma, a Diabetes.

Os tipos de Diabetes
Para controlar e vigiar a Diabetes é necessário conhecer quais os tipos de Diabetes que existem. Destacam-se três tipos:

ü  Diabetes do tipo 1
Este tipo de Diabetes atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. Na Diabetes do tipo 1, o pâncreas deixa de produzir insulina, uma vez que existe uma destruição maciça das células produtoras de insulina. Nesse sentido, todos os diabéticos do tipo 1 necessitam de tratamento com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de produzir.

ü  Diabetes do tipo 2
É o tipo de Diabetes mais comum (90% dos casos) e ocorre, normalmente, na idade adulta. Este tipo de Diabetes é o mais constante, devido ao aumento da obesidade, a falta de exercício físicos, stress, pressão arterial elevada e também ocorre em indivíduos que herdaram uma tendência para a diabetes de algum familiar. Na Diabetes tipo 2 o pâncreas é capaz de produzir insulina, contudo, a alimentação incorreta e a vida sedentária, com pouco ou nenhum exercício físico, tornam o organismo resistente à ação da insulina (insulinorresistência), obrigando o pâncreas a trabalhar mais, até que a insulina que produz deixa de ser suficiente.

ü  Diabetes gestacional
É a glicose alta que se desenvolve durante o período da gravidez. É de realçar que quase metade das grávidas com diabetes virão a ser, mais tarde, pessoas com diabetes do tipo 2 se não forem tomadas medidas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário