quinta-feira, 28 de julho de 2011

Previna-se contra a Hepatite

Hepatites Virais são processos infecciosos (causados por vírus) e que podem comprometer em graus variáveis a capacidade de funcionamento do fígado. O fígado é um órgão extremamente importante para a nossa saúde. Denomina-se órgão vital por ser imprescindível para a manutenção da vida.

São conhecidos na atualidade cinco tipos de hepatites virais, classificadas como tipos A, B, C, D e E.
As mais freqüentes em nossa população são as hepatites virais do tipo A e B, de evolução mais benigna, embora a hepatite do tipo C já tenha alcançado cifras significativas, trazendo preocupação por suas conseqüências.

Sintomas
Apesar da hepatite poder ser causada por vários vírus diferentes, os sintomas são praticamente os mesmos. Em geral, a pessoa infectada começa a apresentar mal-estar, cansaço, sintomas semelhantes à gripe, icterícia (cor amarelada nos olhos e/ou na pele), eliminação de urina escura (como chá preto), dor na região logo abaixo das costelas, do lado direito do abdômen e náusea ou vômitos. A icterícia, porém, só aparece em 50% dos casos.
Em muitas vezes a pessoa adquire o vírus, apresenta diarréia, mas não fica doente (são os casos subclínicos).

Diagnóstico
A melhor forma de se fazer o diagnóstico é através de exames de sangue, onde se mede a quantidade de enzimas produzidas pelo fígado, como o TGO e TGP. Na hepatite, elas estão bem aumentadas, facilitando o diagnóstico. Também podem ser dosados os anticorpos específicos para cada tipo de hepatite. A hepatite B pode ser detectada através da presença do antígeno Australian, logo no início da doença.

Tratamento
Não existe tratamento específico para a hepatite. O tratamento se baseia em hidratar o paciente e dar uma quantidade suficiente de calorias, principalmente se a pessoa estiver com vômitos.

Como evitar
A prevenção das Hepatites está baseada em: evitar locais de risco, evitar atitudes e procedimentos de risco, cuidados higiênicos–dietéticos, cuidados sexuais e vacinação. Como medidas profiláticas temos algumas vacinas que, de modo geral, não possuem contra indicações e sim épocas adequadas para aplicação. As vacinas existentes no mercado possuem poucos efeitos colaterais de importância e os pacientes devem se vacinar só com aconselhamento médico.

Complicações
A hepatite fulminante é uma complicação rara, ocorrendo tanto na hepatite B ou C. A pessoa apresenta icterícia progressiva, podendo até apresentar problemas no cérebro. O fígado sofre intensa necrose, que é irreversível. Em geral, a taxa de mortalidade é bem alta, em torno de 90 a 100% dos casos, principalmente nos pacientes acima de 60 anos.
Outra complicação pode ser a hepatite crônica persistente, que pode ocorrer após hepatite B ou C. A pessoa apresenta os níveis de enzimas (TGO e TGP) bem elevados por um período de mais de 6 meses, apesar de que muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma da doença, a não ser cansaço, falta de apetite e dor abdominal. Em geral esses casos não são tão graves.
Já a hepatite crônica ativa é mais grave. A pessoa apresenta os níveis de enzimas hepáticas bem elevados por mais de 6 meses e podem progredir para cirrose do fígado. Não existe tratamento para esses casos, mas alguns estudos mostram melhora com o uso de alfa-interferon e outras drogas anti-virus, com bons resultados. Para se fazer o diagnóstico dessa doença, é preciso fazer uma biópsia do fígado onde se poderá notar as alterações microscopicamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário