sexta-feira, 29 de julho de 2011

14 exercícios que os pacientes com artrite podem fazer em casa

A artrite é uma doença crônica caracterizada pela inflamação e dor das articulações, no entanto, esse desconforto pode ser amenizado com a prática regular de algum tipo de atividade física.
Estes exercícios podem ser feitos todos os dias, no conforto da própria casa do paciente com artrite. Mas, se sentir dores ou cansaço excessivos deve parar imediatamente e consultar o seu médico.
 
1.      Os pulsos são uma das primeiras articulações a serem afetadas pela artrite, mas este exercício simples pode trazer grande alívio: apoie o pulso no joelho, dobrando-o com movimentos para cima e para baixo, alternadamente.
2.      Os dedos das mãos sofrem muito com a artrite, porque os pacientes necessitam deles para realizar suas tarefas diárias, é importante mantê-los flexíveis. Com a palma virada para cima, pouse a mão sobre uma mesa e abra e feche o punho o máximo de vezes que conseguir. Em seguida, mantendo a mão na mesma posição, dobre o polegar até ao dedo mindinho, o máximo de vezes que conseguir. Repita com a outra mão.
3.      Para trabalhar os cotovelos, mãos e pulsos, faça o seguinte exercício: dobre o braço de forma que consiga tocar com a mão no ombro; depois, com o cotovelo fletido ao nível da cintura (a cerca de 90°), rode a palma da mão para cima e para baixo, alternadamente.
4.      Para exercitar os ombros, levante o braço acima da cabeça, apoiando-o com o outro braço se sentir necessidade e repita as vezes que conseguir. Alterne com o outro braço.
5.      O paciente deve posicionar as duas mãos atrás do pescoço, juntando e afastando os cotovelos o máximo que puder, repetindo o número de vezes que conseguir.
6.      Eleve os braços até a altura dos ombros, colocando cada mão sobre o cotovelo oposto e fazendo o movimento de embalar, de um lado para o outro.
7.      Existem diversos exercícios que o paciente com artrite pode executar deitado na cama de costas e fortalecer as ancas, um deles é: leve o joelho até ao peito, dobrando a anca o máximo possível e estique a perna, elevando-a até onde conseguir; mantenha-a nessa posição durante 5 segundos; abaixe a perna e repita. Alterne com a outra perna.
8.      Com o pé pousado na cama, dobre a anca e o joelho num ângulo de 90º e rode o joelho no sentido horário e depois no sentido contrário; repita as vezes que conseguir. Não se esqueça de trocar de perna.
9.      Deitado de costas na cama e com os dedos dos pés apontados para o teto, o doente com artrite deve rodar a perna para dentro e para fora o número de vezes que conseguir.
10.  Outro exercício que pode ser feito em posição deitada consiste em afastar e juntar uma perna da outra repetidamente. O paciente deve efetuar os mesmos exercícios em ambas as pernas.
11.  Com os pés pousados na cama e os joelhos flexonados, o doente deve levantar as ancas da cama o máximo que puder.
12.  Uma das melhores formas de exercitar os joelhos é deitado de costas na cama: o paciente deve levantar a coxa e puxar o pé em direção a si, fazendo-o deslizar até o calcanhar tocar na nádega; estique novamente a perna e repita. Alterne com a outra perna.
13.  Ainda deitado, o paciente deve dobrar a anca no ângulo de 90° para depois dobrar o joelho o máximo possível; estique novamente a perna e repita. O paciente deve efetuar os mesmos exercícios em ambas as pernas.
14.  Este exercício também tem a facilidade de poder ser realizado enquanto o paciente de artrite estiver deitado na cama de costas: mantendo as pernas esticadas, deve rodar o pé para dentro e para fora o número de vezes que conseguir. Mantendo a mesma posição, dobre os dedos dos pés para baixo e para cima repetidamente. Repita com o outro pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário