segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba na Casa Bonsai

Durante o II Festival Internacional de Música Erudita em Piracicaba (www.festivalpiracicaba.com.br), os músicos Matheus Baião e Guilherme Monegatto prestigiaram os hóspedes da Casa Bonsai Recanto do Idoso com um duo de Violino e Violoncelo.


Com as apresentações das peças preparadas para os hóspedes da Casa Bonsai, os músicos permitiram uma interação com a música clássica de forma experimental sem o uso da razão e/ou padronização.

Inicialmente, o duo apresentou duas peças de música clássica. Em seguida, os hóspedes Bonsai puderam acompanhá-los com instrumentos de percussão (instrumentos de fácil manejo), proporcionando uma experiência musical, de forma universal, sem padrões ou estruturações musicais pré-estabelecidas, sem que houvesse necessidades de ter um conhecimento musical prévio, sem que a música estivesse posicionada em um patamar inacessível diante daqueles que nunca tiveram a oportunidade de aprender tocar ou cantar de forma tradicional.


Os musicistas foram bem receptivos, que resultou em uma participação geral no "fazer musical". Esta experiência fez com que os idosos se sentissem honrados, uma vez que estavam tocando junto com musicistas profissionais, se igualando a eles no tipo da pirâmide. Enxergaram que a música está em todos e é para todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário