quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hepatite A

Você sabe o que é hepatite A e o que causa esta doença?
A hepatite A é uma infecção no fígado causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta doença, que é o tipo mais comum de hepatite, faz com que o fígado fique inflamado por um tempo, mas não costuma evoluir para casos muito graves e os doentes se recuperam sem maiores problemas. Além do tipo A, a hepatite também pode se apresentar de outras duas formas: B e C, cada uma com sua peculiaridade. Você só poderá contrair esta doença uma vez, depois disso, ficará imune ao vírus pelo resto da vida.

Como é o contágio da hepatite A?
A maneira mais comum de contágio é através do contato oral com a água e comida que estejam contaminadas. A contaminação ocorre porque o vírus se espalha através das fezes contaminadas. É comum o contágio de um grupo de pessoas que realizam suas refeições no mesmo local. Isso porque o cozinheiro pode estar infectado e, caso não lave bem suas mãos, poderá contaminar a comida que prepara.

É possível também contrair a doença entrando em contato diretamente com as fezes em sua própria casa. Por exemplo, uma mãe que troca a fralda de seu filho que está doente. Em alguns casos raros, a transmissão da doença pode ocorrer através do ato sexual ou então através do contato com sangue contaminado (transfusões de sangue e uso de drogas injetáveis).
Quais os sintomas?
O período de incubação da hepatite A, ou seja, o tempo que a doença leva até apresentar os primeiros sintomas, dura de duas a sete semanas. Em média, os doentes costumam apresentar os primeiros indícios da doença quatro semanas após terem sido infectados pelo vírus. É preciso ressaltar que os sintomas não aparecem antes do fim da incubação, mas que o doente pode contaminar uma pessoa sadia durante este período.

ü  Fadiga
ü  Febre
ü  Dores musculares
ü  Dor de cabeça
ü  Dor no lado direito do abdômen, embaixo das costelas, onde está o fígado
ü  Náusea
ü  Perda de apetite e de peso
ü  Pele, olhos e mucosas amareladas (icterícia)
ü  Urina escura e fezes amareladas

Como diagnosticar a hepatite A?
Se seu médico desconfiar que você esteja com a doença, ele vai lhe pedir um exame de sangue para checar se seu fígado está inflamado e se você desenvolveu anticorpos contra hepatite A. A presença destes anticorpos indica que seu corpo foi exposto à presença do vírus.

Exames
Um exame médico completo e a avaliação do seu histórico médico são suficientes para mostrar se você está ou não contaminado pelo vírus da hepatite A. O médico também levantará questões sobre seus hábitos:
·         Onde você trabalha,
·         Se tem contato com crianças ou adultos que estejam em creches,
·         Prisões ou se você se relaciona diretamente com alguém que tenha hepatite A.

Um exame de sangue mostrará como está o funcionamento do fígado e se há algum tipo de lesão ou inflamação. Se o sangue não apresentar anticorpos ao vírus A da hepatite, será preciso testá-lo para os demais tipos: hepatite B e hepatite C. Ou então ele procurará a presença de outro vírus, o Epstein-Barr, que causa a mononucleose (a doença do beijo), e que também pode causar inflamação do fígado.
No seu exame de sangue, serão examinados os seguintes pontos:
Bilirrubina.
Quando esta substância aparece no sangue, pode indicar que você está com hepatite.

Albumina.
Baixa quantidade desta proteína no sangue a principal da circulação sanguínea pode indicar hepatite ou outros problemas no fígado.
Tempo de protrombina.
Este exame mede o tempo que o sangue leva para coagular. Se o tempo para a coagulação for elevado, ele pode indicar que o paciente está com hepatite. A falta de vitamina K no sangue também eleva o tempo de protrombina.
A Alanina aminostransferase (ALT)
É uma enzima produzida nas células do fígado. Ela também é feita por outros órgãos, mas encontra-se em maior quantidade no fígado. O dano hepático libera esta substância no sangue e isso pode ocorrer em todos os tipos de hepatite: A, B e C. Quando o fígado está lesionado, o nível dessas enzimas na corrente sanguínea se eleva.
Aspartato aminostransferase (AST)
É um enzima presente em vários tecidos do corpo como fígado, rim, coração, músculos e também no cérebro. Ela é liberada no sangue quando estes órgãos estão com algum tipo de lesão. A quantidade de AST presente na corrente sanguínea está diretamente relacionada ao tamanho do ano no tecido. Quanto mais AST no sangue, mais grave é a lesão no órgão.
Fosfatase alcalina
Diz respeito a uma família de enzimas produzidas nos dutos da bílis, no intestino, no rim, na placenta e nos ossos. Quantidades altas de fosfatase no sangue indicam problemas nos dutos biliares e, conseqüentemente, danos no fígado. Como ela também é produzida nos ossos, no entanto, também pode indicar problemas nestes tecidos.
Desidrogenase lática (LDH)
É uma enzima também. Mas como muitas doenças podem causar a elevação desta substância no sangue, o médico precisará pedir os outros testes acima citados para comprovar ou descartar a infecção por hepatite A.

Diagnóstico precoce
Se você desconfiar que está infectado ou que entrou em contato com o vírus e nunca foi vacinado contra ele, o melhor é procurar logo um médico. Assim, caso o tempo de exposição ao vírus seja de até duas semanas, você poderá ser imunizado com injeções imunoglobulina.

Como tratar?
Não é preciso tomar remédios. Na maioria dos casos, a infecção vai embora sozinha. Comer bem e beber muita água ajudam o corpo a se recuperar mais rapidamente. Para amenizar os sintomas, o médico pode receitar também remédios contra dores, febre e enjôo. A hepatite A não causa problemas crônicos no fígado e nada menos do que 99% das pessoas que a contraem se recuperam. Em casos raros, no entanto, a infecção do fígado pode progredir de forma muito rápida, se transformar em uma hepatite fulminante, e levar à morte. Um transplante de fígado pode salvar o doente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário