segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lavar as mãos: um ato simples que pode salvar vidas!!!

Sabe-se que as mãos transportam normalmente milhões de micróbios. São mais de 150 espécies diferentes de bactérias, tais como Escherichia coli, Staphylococcus C, Corynebacterium sp, Acinetobacter sp, Propionibacterium e alguns membros da família Enterobacteriaceae, que são transmitidos pelo toque direto ou de objetos.

O contato com olhos, nariz, boca ou ferimento sem higienizar as mãos também contribui para disseminar germes. No entanto, boa parte dessas transmissões poderia ser evitada com dois ingredientes simples: água e sabão.

Apesar da importância de se lavar as mãos, a adesão a essa prática ainda é deficiente, principalmente no ambiente hospitalar conforme apontam os resultados de estudos clínicos.
Sob o comando da equipe do médico suíço Didier Pittet, diretor do programa de controle de infecção hospitalar do University of Geneva Hospitals and Faculty of Medicine, em Genebra, um estudo mostrou que a adesão dos profissionais à prática da lavagem das mãos foi considerada moderada. A média de adesão dos profissionais foi 48% nas oportunidades ao longo do dia de trabalho. A evidência mais contundente encontrada neste estudo foi a menor adesão à higienização das mãos durante as atividades de maior risco de transmissão de infecções.

Este estudo ainda mostra que infecções relacionadas à assistência a saúde ocorrem em todo o mundo e afetam tanto países desenvolvidos quanto aqueles em desenvolvimento.
As infecções adquiridas em ambientes de assistência à saúde estão entre as principais causas de morte e aumento de estados de morbidez em doentes hospitalizados. Casos de infecções relacionadas à assistência a saúde são considerados evitáveis por meio de medidas simples sendo a lavagem correta das mãos pelos profissionais de saúde uma das mais efetivas.

Lavar as mãos com sabão e água, ação que deve estar na rotina de profissionais de enfermagem, contribui para evitar doenças e consequências graves à saúde. Pacientes hospitalizados estão mais vulneráveis, dependendo do seu estado de saúde, e por isso, a lavagem das mãos com sabonete antibacteriano, que garante a eliminação mais efetiva das bactérias, pode ser um elemento fundamental para a recuperação e o bem-estar desse paciente.

E como deve-se lavar as mãos adequadamente?
1. Molhar as mãos e os pulsos com água;
2. Aplicar sabão até cobrir toda a superfície da mão;
3. Esfregar as mãos com a palma direita sobre a mão esquerda, e vice-versa;
4. Entrelaçar os dedos e esfregar bem o espaço entre eles, incluindo os polegares;
5. Lavar bem o dorso das mãos, os pulsos e os espaços debaixo das unhas, eliminando qualquer sujeira mais resistente;
6. Deixar as mãos ensaboadas durante 15 segundos;
7. Enxaguar bastante com água corrente;
8. Secar as mãos com a toalha (em casa), ou com uma toalha de papel descartável;
9. Na rua, o ideal é usar uma toalha de papel para fechar a torneira, evitando tocar na pia, e assim a contaminação das mãos limpas.

O ritual de higiene deve acompanhar o uso consciente da água: É importante fechar a torneira enquanto ensaboar as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário