quarta-feira, 13 de julho de 2011

11 dicas para ajudar a vestir uma pessoa com Parkinson

Os tremores, os movimentos lentos e rígidos, assim como a perda de equilíbrio são sintomas da doença de Parkinson que afetam o portador em vários aspetos do seu cotidiano, incluindo a hora de vestir.

Saiba como facilitar essa tarefa com estas dicas:
 

1.      É importante manter um Parkinsoniano ativo e auto-suficiente na medida do possível, por isso, deixe que a pessoa se vista sozinha ou pelo menos que faça o máximo que puder sem o auxílio de ninguém.

2.      Comece apenas ajudando a pessoa a escolher o que vai vestir, dispondo o vestuário sobre a cama ou próximo do local onde se veste, colocando-a na ordem em que a pessoa se costuma vestir – manter uma rotina é sempre mais fácil para o Parkinsoniano.

3.      Os Parkinsonianos demoram muito tempo a executar qualquer tarefa, mesmo aquela que possa parecer a mais simples, por isso, certifique-se que a pessoa tenha tempo suficiente na hora de se vestir. Apressar uma pessoa com Parkinson vai apenas agitá-la, tornando os seus movimentos ainda mais rígidos e lentos, o que vai acabar atrasando todo o processo.

4.      Regra geral, é mais fácil vestir um Parkinsoniano se a pessoa estiver sentada, uma vez que os braços e as pernas estão apoiados. Esta é também uma boa posição para Parkinsoniano se vestir a si próprio mais facilmente, nomeadamente no caso de apertar os botões de uma camisa ou casaco.

5.      O vestuário de um Parkinsoniano deve ser o mais prático e fácil de vestir possível – vestidos, camisolas sem botões, camisetas, calças, calções e saias com cintura elástica.

6.      Devem ser evitadas todas as peças de roupa com padrões muito vistosos, uma vez que o Parkinsoniano pode ter uma dificuldade maior na localização dos botões e fechos.

7.      Evite vestuário com fechos e outras aberturas na parte de trás – toda a roupa deve ser possível vestir e despir pela parte da frente, incluindo os soutiens que devem ter uma abertura frontal.

8.      O vestuário não deve ser muito apertado, o que dificulta vestir e despir um Parkinsoniano. Opte sempre por roupa mais larga e de fácil manuseamento.

9.      As míni-meias, ou seja, aquelas que chegam até ao tornozelo são mais fáceis de calçar do que as meias mais altas.

10.  Em termos de calçado, os com laços devem ser evitados ao máximo; optando-se antes para calçado largo, em que o pé entra e sai facilmente ou então sapatos com aplicações em velcro.

11.  Existem, no mercado, vários objetos que auxiliam o ato de vestir – desde o apertar de botões, ao subir das meias, passando pela tradicional calçadeira – alguns dos quais podem ser úteis para os Parkinsoniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário