terça-feira, 12 de julho de 2011

Como detectar problemas de osteoporose?

Uma em cada três mulheres e um em cada oito homens com mais de 50 anos são afetados pela osteoporose. Nesse sentido, saiba como detectar os problemas que provem da osteoporose e conheça seus sintomas, fatores de risco e causas principais.


O que é a osteoporose?
A osteoporose é uma doença esquelética sistémica que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e pela alteração/deterioração da qualidade estrutural do osso, levando a uma diminuição da resistência óssea e ao aumento do risco de fraturas.

Se a osteoporose não for prevenida, a massa óssea vai ficando cada vez mais frágil, o que conduz, de forma assintomática, à ocorrência de uma fratura: são as denominadas fraturas de fragilidade. As fraturas mais frequentes são as que ocorrem no quadril, na coluna e nos punhos e devem-se ao enfraquecimento dos ossos que não tem resistência nem conseguem suportar o peso do corpo.

Esta doença ficou conhecida por “descalcificar os ossos” e afeta principalmente as mulheres que atingem a menopausa e as pessoas idosas de ambos os sexos. Trata-se de uma doença que reflete um dos maiores problemas de saúde pública e, embora atue silenciosamente, pode ser diagnosticada e tratada adequadamente.


Os sintomas da osteoporose
Por norma, a osteoporose não tem qualquer tipo de manifestação prévia, antes da ocorrência da primeira fratura. É por isso que é sempre aconselhável que um indivíduo efetue o rastreio regular da doença, caso contrário, ela poderá se desenvolver e os ossos ficarão mais frágeis sem que a pessoa perceba isso. No caso dos idosos, esta doença pode ter efeitos ainda mais devastadores, pois o risco das quedas é muito maior, logo, existem mais probabilidades dos ossos se partirem.

Após a primeira fratura, na maioria das vezes não diagnosticada, o risco de surgirem outras rupturas é enorme, podendo surgir danos vertebrais e um consequente aumento da morbilidade (queixas e perturbações associadas à doença) e da mortalidade.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, mais hipóteses têm os indivíduos de recuperar a sua forma física e fortalecer a sua estrutura óssea.


Testes e tratamentos da osteoporose
A melhor maneira de medir a densidade óssea passa pela realização de um exame DEXA (Absorciometria de raios-X de dupla energia). Trata-se de uma técnica muito utilizada, uma vez que os seus resultados apresentam resultados exatos e fidedignos. A realização deste teste tem várias vantagens e permite chegar a determinadas conclusões.
Tais como:

ü  Constatar se sofre ou não de osteoporose;

ü  Verificar a densidade mineral óssea;

ü  Verificar se os tratamentos que estão sendo realizados surtirão efeito;

ü  Determinar a perda da estrutura óssea e/ou monitorizar os efeitos do tratamento, caso o teste seja realizado em intervalos de um ano ou mais.


O tratamento para combater a osteoporose inclui a realização de uma alimentação equilibrada, rica em cálcio, vitamina D, exercício físico e várias formas de medicação, como por exemplo:
Os bisfosfonatos: são medicamentos que fortalecem a densidade óssea de um indivíduo. Estes são os medicamentos mais utilizados e podem ser administrados de forma intermitente.

As calcitoninas: são hormonios que fortificam a massa óssea da coluna e poderão diminuir a dor de fraturas que lá possam existir. Podem ser introduzidas no organismo através de injeção ou spray nasal.

O Raloxifene: trata-se de um medicamento para prevenir e tratar a osteoporose. É um modulador seletivo dos recetores de estrogénios que previne a perda da densidade óssea e das fraturas que possam existir na coluna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário