sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Pedido


Por: Edmar de Oliveira, 70 anos, hóspede Bonsai

Após um dia cansativo depois de fazer as coisas que um velho normalmente faz; como ler jornal, regar plantas, alimentar os cães, andar em volta do quarteirão e cochilar sentado na poltrona da sala, aquele velho se preparava para dormir.

A noite estava gostosa, nem fria nem quente. Foi até a cozinha, tomou o resto de café, agora já frio, que ele havia coado. Vestiu o pijama, deitou-se, fechou os olhos e mentalmente, refez o filme dos últimos acontecimentos.

Não lhe saia do pensamento a discussão havida entre o seu EU. Aquilo foi muito louco! Imagine um duelo de cobranças. Ainda bem que terminou tudo bem e não houve necessidade de intermediação. Estava quase dormindo quando ouviu uma voz bem baixinha:

- Olá! Tudo bem com você? Podemos conversar um pouco?

- Quem é você? Balbuciou assustado o velho. O que quer de mim?

- Não tenha medo! Não vou machucá-lo. Sou de paz e quero apenas conversar. Sei que você não vai me negar esse prazer. Afinal, recentemente, você foi tão gentil com o seu eu novo e seu eu velho. O que me traz aqui é só uma preocupação que você, com certeza, pode resolver.

- Pelo amor de Deus! Quem é você afinal? Como entrou na minha casa? E porque não consigo vê-lo? Não me assuste.

- Calma! Sou alguém importante na sua vida. Ou melhor, o mais importante. Sou à parte de você que nunca envelhecerá. Quando você ainda era um boneco de barro, o nosso Pai lhe deu a vida. Essa vida sou eu. Ele recomendou-lhe que zelasse por mim, vivendo de acordo com os mandamentos Dele. Com a chegada da sua velhice, estou aqui para saber o que você tem feito a esse respeito.  

- Você então é o meu espírito? Perguntou o velho arregalando os olhos.

- Perfeitamente. É claro que eu sei o que você tem feito e deixado de fazer. Afinal de contas, eu sou seu futuro. Participei ativamente das fazes da sua vida e posso garantir sem medo de errar que você não fez o suficiente para garantir minha eternidade. As recomendações do Pai não foram seguidas. Você teve momentos de euforia dando a entender que finalmente seria um novo homem. Deixaria de pensar somente no seu bem estar material e passaria a dar atenção as recomendações Dele, pavimentando meu encontro com Ele.

Aconteceram coisas nesse período que desviaram sua atenção como sua separação, depois de um longo casamento, mas, isso já foi discutido entre vocês e não devemos rediscutir o assunto. Também contribuiu um pouco para a sua descontinuidade de ações, a doença neurológica que o deprimiu bastante e o transformou numa pessoa com dificuldades físicas. Nosso Pai estava atento a tudo isso e todas as vezes que você pediu ajuda Ele o atendeu.

Agora pergunto: Você foi grato? Parece-me que não! Será que você não percebeu que as desgraças da sua vida, se é que podemos classificá-las assim, não poderiam ter sido sinais Dele? Quando as coisas não acontecem por amor elas acontecem pela dor.

Meu caro boneco de barro. Ainda há tempo, embora curto, de você dar um jeito nessa sua vida. Como? Você sabe e tem exemplos vivos ao seu lado. Filhas, netos, irmãs e cunhados. Não me decepcione porque o decepcionado seremos todos nós. Na casa do nosso Pai há muitas moradas e eu quero me ver inquilino desse maravilhoso condomínio celestial.

O coração do velho estava aos saltos. As mãos transpiravam, o suor descia pela fronte e por um momento ele pensou estar tendo um infarto, mas foi se acalmando devagar. Ele tinha consciência que ainda não havia chegado seu momento. Faltava o mais importante. Dar graças a Ele e zelar pela sua alma que naquele momento dormia ao seu lado serenamente com um ar de alegria.

Ela tinha certeza que a estratégia elaborada pelo Pai surtira efeito. Balançara os alicerces daquele velho preguiçoso.


Edmar de Oliveira - 25/07/2006

2 comentários:

  1. Pai, são as provações que nos fortalecem e nos aproximam de Deus...A caminhada para o crescimento espiritual é particular, mas a nossa convivencia é algo que pode confortar nesse caminho...Te amo

    ResponderExcluir
  2. Edmar!!! Lindo texto...lindo depoimento...nunca é tarde pra nada e penso que mesmo errando, aquele Paizinho eterno lá de cima sempre sabe que no fundo, tentamos acertar!! E isso, nos dá a certeza de que nada foi em vão não!! Poderíamos ter acertado mais?? Sim, sempre, mas também se assim fosse, talvez não aprendêssemos tanto a cada dia. Sim, vc tem lindas filhas e lindos netos...isso já basta pra ter a certeza de que tudo valeu a pena! Beijo grande, Sandra (filha do Bandeira!!)

    ResponderExcluir