domingo, 22 de abril de 2012

Entenda sobre Labirintite

Conhecida por causar intensas vertigens, a labirintite é uma inflamação que acomete o labirinto e/ou o ramo vestibular de nosso nervo auditivo.

Para facilitar seu entendimento, é preciso saber que o labirinto é um órgão responsável por auxiliar nosso cérebro a identificar movimentos e, dessa forma, manter o equilíbrio de nosso corpo. Todos os sinais identificados são levados ao cérebro pelo chamado nervo vestibulococlear (nervo auditivo) que possui dois ramos: o ramo coclear, que informa ao cérebro os sons captados pelo ouvido; e o ramo vestibular, que informa sobre movimentos do nosso corpo, auxiliando a função de equilíbrio.

Compreendida as funções do labirinto e do ramo vestibular, torna-se mais fácil entender por que a labirintite é capaz de causar tantas tonturas e vertigens tão intensas.


Causas
Em grande parte dos casos, a inflamação desenvolve-se após uma infecção viral, como gripe, sinusite ou faringite. Além disso, a labirintite pode ser causada por outros vírus, como o Varicela Zoster, responsável pela catapora e pelo herpes zoster.

Casos raros, porém mais graves, da doença têm origem em infecções bacterianas, como a otite bacteriana ou meningite bacteriana, podendo trazer complicações, como surdez permanente e sepse (infecção geral grave do organismo).


Sintomas
O principal sintoma da labirintite é uma forte e repentina vertigem, causando a sensação de que tudo ao redor está girando. Ela costuma ficar ainda mais intensa, toda vez em que o paciente faz movimentos bruscos com a cabeça e ainda pode apresentar sinais de nistagmo, que são movimentos involuntários dos olhos, normalmente em direção lateral.

Náuseas, vômitos e desequilíbrio também são comuns e, em casos de labirintite causada pela inflamação do labirinto, pode haver perda auditiva do ouvido acometido e presença de zumbidos.


Tratamento
labirintite é uma doença que vai melhorando, espontaneamente, ao longo dos dias. Normalmente, os dois ou três primeiros dias apresentam os sintomas mais intensos, o que pode tornar necessário o uso de medicamentos para controlá-los e, principalmente, muito repouso e cuidados com a hidratação.

Casos de labirintite viral podem recorrer ao uso de corticóides para acelerar o processo de cura, enquanto a labirintite bacteriana deve ser tratada com antibióticos. A medicação, porém, deve ser receitada por um médico responsável, por meio de consultas. Somente assim, é possível fazer um tratamento eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário