quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Câncer de Boca afeta, na maioria, os idosos


Você mesmo pode ajudar, realizando o Auto-Exame da boca e consultando o seu Cirurgião Dentista.

A incidência de câncer bucal ocupa o quinto lugar entre o sexo masculino e o sétimo entre o sexo feminino. No Brasil, metade dessa população é diagnosticada tardiamente. Nesse sentido, a prevenção é de extrema importância e alguns cuidados com a higiene bucal e auto-exames são fundamentais para evitar a doença.

O câncer de boca aparece, geralmente, como uma úlcera que no início não dói e sem tendência a cicatrização. Cresce continuamente e pode se apresentar pela alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas). Entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer bucal estão o tabagismo, o consumo de álcool, a luz solar, agentes infecciosos e má alimentação.


O que é?

O câncer de boca é um dos tumores malignos mais comuns no Brasil e afeta principalmente os homens acima de 45 anos. No entanto, a incidência em mulheres que possuem os hábitos considerados de risco está aumentando. O Câncer bucal tem cura, principalmente quando diagnosticado no início.

Qual a causa?

Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes. Nos casos de câncer de lábio, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.

Como aparece?

O câncer de boca aparece geralmente como uma ulceração (ferida) com as bordas elevadas. Pode apresentar-se também com coloração branca e/ou vermelha. Essa ferida, no início, não dói e não cicatriza.
Qualquer alteração de cor ou volume (“caroços, carnes crescidas, bolinhas”) deve ser examinada pelo dentista, bem como dificuldade em falar ou engolir.


“Ferida” na boca que não desaparece em 21

dias deve ser avaliada pelo Cirurgião-Dentista.

Como é feito o diagnóstico?
A principal forma de se detectar o câncer de boca é através do auto-exame de boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o dentista que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de um pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação do diagnóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento é feito basicamente através de cirurgia, associada ou não a quimioterapia e radioterapia.

O câncer tem cura?

Sim, se diagnosticado no início, e tratado da maneira adequada, a cura do câncer de boca pode ser obtida na maioria dos casos. Metade dos casos no Brasil são diagnosticados tardiamente, a melhor maneira de reverter essa situação é com a informação e o auto-exame de boca.

Como prevenir?

• deixe de fumar;
• não beba em excesso;
• proteja os lábios e a pele contra os raios de sol;
• alimente-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes;
• execute o autoexame todo mês;
• procure o dentista se tiver alguma dúvida ou notar qualquer alteração.

Autoexame da Boca:

Todas as regiões da boca devem ser examinas. Procure um espelho em um local bem iluminado e observe:
• lábios;
• língua (principalmente as bordas);
assoalho (região em baixo da língua);
• gengivas;
• mucosa jugal (bochecha);
• palato (“céu da boca”);
• tonsilas ou amígdalas.

O Câncer de boca tem cura;
realize o autoexame para continuar com um sorriso saudável.




Fonte: www.crosp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário