quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O idoso e a família precisam ser informados

Parece um parodoxo, mas a verdade é que estamos em plena era da informação, da internet, da rapidez do acontecimento dos fatos e da rapidez de como estes fatos chegam até nós, seja no computador, seja no celular ou na televisão. Aconteceu algo de importante, de grave ou uma grande conquista, imediatamente ficamos sabendo. E, nesta mesma rapidez, uma semana depois sequer lembramos dos detalhes. Milhares de informações passam diariamente em nossas mentes.

Assim, acho um paradoxo esta enxurrada de informações, porque nossas famílias e nossos idosos ainda sabem muito pouco sobre os seus próprios problemas de saúde. Nós, médicos e profissionais de saúde, não estamos tendo tempo para sentar com nossos clientes idosos e seus familiares e explicar com mais detalhes o que realmente é importante eles saberem sobre o que está acontecendo com a sua saúde.

É certo que a grande maioria dos colegas médicos vão reclamar do pouco tempo que tem para atender tantos pacientes, da pouca remuneração recebida, pelos vários empregos que têm. O que reclamo é que, muitas vezes, por alguns poucos minutos, explicar ao idoso e para suas famílias sobre sua doença e a necessidade de tomar aqueles medicamentos e de se submeter a determinados tratamentos é crucial. Palavras de atenção, de preocupação e de carinho valem, às vezes, muito mais que uma receita bem feita. é muito comum nós ouvirmos em consultório: “Doutor, só pelo fato da mamãe ver e conversar com o senhor, esta semana ela ficará bem melhor!”

Doenças como Alzheimer, Parkinson, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca nos idosos requerem, além do tratamento medicamentoso, a atenção e a plena informação de tudo que está acontecendo e de tudo que pode acontecer com nossos idosos.

O IDOSO E A FAMÍLIA PRECISAM SER INFORMADOS!

É claro que, em  doenças como Alzheimer, é difícil comunicarmos com o idoso. Neste caso, o foco é a família e o cuidador. Costumo dizer que até mesmo o prognóstico e a evolução da doença de Alzheimer é positivamente alterado, pois a informação faz com que haja um postura mais realista e mais produtiva por parte da família e da equipe de profissionais de saúde que os assiste.

Portanto, internautas, não fiquem com vergonha ou acanhados, achando que o doutor vai achar ruim com vocês, se ficarem perguntando acerca do problema de saúde de seu idoso amado. É obrigação do médico e do profissional de saúde responder honestamente as perguntas feitas. Não é favor!


Fonte: Dr.Márcio Borges - Geriatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário