domingo, 22 de janeiro de 2012

Dicas para o Cuidador de Idoso conseguir emprego

Vinte e um milhões de idosos no Brasil. Daqui a 15 anos, 32 milhões de idosos. Desses, pelo menos 15% estão cada vez mais dependentes da família para as atividades mais comuns do dia-a-dia, tais como se vestir, tomar banho e se alimentar. O aumento da incidência de doenças como Alzheimer e câncer só vem aumentar mais ainda o número de idosos dependentes.

Assim, as cuidadoras profissionais de idosos cada vez mais são procuradas pelas famílias, que não podem mais cuidar de seus idosos sozinhas. Certamente, será uma das profissões mais requisitadas num futuro bem próximo. Entretanto, recebemos comentários e e-mails de cuidadores que reclamam que não está sendo fácil arrumar emprego ou manter-se empregado.

Ressaltamos a todos os cuidadores, porém, que somente vontade de trabalhar com os idosos não seja suficiente para entrar nesse mercado de trabalho. Escrevo abaixo 10 dicas básicas para aumentar as chances de conseguir emprego nessa área e produzir uma boa carreira e um bom currículo.

·        Em primeiro lugar, é imprescindível saber lidar com idosos, ter vocação para trabalhar com pessoas idosas.

·        Vontade e vocação só não resolvem. O aprimoramento teórico é importante, ou seja, é necessário estudar sobre cuidar de idosos, fazer um bom curso de cuidador de idosos.

·        Somando-se à vocação e ao estudo, temos também o treinamento prático. Buscar trabalho voluntário em asilos e hospitais filantrópicos poderá ser um ótimo estágio para iniciantes e posterior fonte de referência para futuros empregos.

·        Nunca se deve mentir sobre o que não sabe fazer ou de tarefas que nunca desempenhou. Não coloque no currículo aquilo que não foi realizado por você.

·        Se você não tem facilidade em redigir o seu currículo, peça ajuda. Um currículo mal feito tem o mesmo efeito negativo que não ter um currículo para apresentar.
      Além de escrever somente seus trabalhos, seus cursos e estágios reais, evite colocar, ao final, palavras ou frases que pouco definam seus objetivos no emprego desejado. Exemplos negativos: “quero dar o melhor de mim”, “não decepcionarei meu empregador”, “irei me esforçar para conseguir meus objetivos”. Exemplos de objetivos positivos e que agradam a quem contrata: “Com minha experiência, pretendo ajudar o idoso no seu dia-a-dia, auxiliando no cuidado à sua saúde.” “Creio estar capacitada para ajudar a família a cuidar melhor de seu idoso, oferecendo meus serviços e minha experiência”.

·        A primeira impressão é que fica! Ao ser chamada para uma entrevista na casa do empregador ou numa instituição de longa permanência, vista uma roupa adequada, evitando saias curtas ou blusas decotadas, calce sapatos fechados e faça um penteado sóbrio. Nunca se apresente de bermuda, saias curtas, sandálias ou chinelos, cabelos despenteados e com tatuagens aparentes.

·        A primeira semana de trabalho revela claramente a experiência e real capacidade do cuidador em cuidar do idoso. E, podem ter certeza, a família que emprega vai estar observando tudo, nos mínimos detalhes.

·        A casa do idoso e de sua família é seu santuário. Tal como o padre e o médico, o cuidador de idosos não poderá comentar com ninguém o que viu, ouviu ou presenciou durante o seu trabalho. Em outras palavras, não poderá participar a outros de fora, o que se passa dentro da casa do idoso.

Construir uma carreira e um bom currículo leva algum tempo, muito estudo e trabalho. Ninguém nasce sabendo e nem vai ser em 1 ou 2 anos que teremos um bom cuidador ou uma cuidadora experiente.

Seja empenhado naquilo que faz, trabalhe com seriedade e, principalmente, conquiste amigos e parceiros nas família com quem trabalhará. Por cuidar de idosos dependentes e doentes, pode ser que seu tempo de trabalho em cada família não passe de 4-5 anos. E são essas famílias que darão respaldo e referências sobre seu trabalho. Para um bom cuidador, uma boa cuidadora sempre haverá famílias que queiram contratar com um excelente salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário