quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como escolher uma Casa de Repouso?

Encontrar a casa de repouso ideal para um familiar idoso e querido sempre é uma situação preocupante e estressante para qualquer um. A maioria das pessoas nunca passou por uma situação similar antes. Medo, insegurança e preocupação fazem parte deste processo. Para que a escolha seja bem feita muitos pontos tem que ser considerados porque determinarão o conforto, a felicidade, e a qualidade de vida do seu familiar querido.

Se houver condições o idoso deverá participar da escolha da casa de repouso. Ela(e) ficará muito mais feliz em comparação àquele que não é consultado e que poderá sentir-se abandonado. Obviamente, esta possibilidade não se aplicará para aqueles que já não possuem condições de opinar. Entretanto, atualmente, existem muitos idosos lúcidos e com perfeito discernimento que optam por viverem em uma casa de repouso por segurança, praticidade, conforto, sociabilidade e outras razões.

Conheço uma senhora com 83 anos de idade, D. Adelaide*, lúcida e independente, que optou por residir em uma casa de repouso porque não gostava da solidão de seu apartamento. Também se sentia insegura com a hipótese de sentir-se mal de um momento a outro.
Além disso, não queria mais gerenciar o próprio apartamento: empregada, compras, supermercados, lavanderia, pagamento de contas, etc. Mudou para uma casa de repouso onde tem todos os serviços à disposição. Instalou seu próprio telefone no quarto o que lhe dá independência. Assinou seu jornal e revistas preferidas. Sai com freqüência. Chama o rádio-taxi e vai ao shopping, cinema, teatro e restaurantes com as amigas.

A correta escolha da casa de repouso deve considerar as necessidades pessoais e emocionais da pessoa. Ela ou ele deve sentir-se seguro e feliz com o local em que irá viver bem como com as pessoas que irão cuidar.

Claro que existe um pequeno período de adaptação ao novo ambiente em que irá viver. A decisão sobre a Casa de Repouso em que você hospedará seu familiar deve ser bastante criteriosa e detalhada. Diversos itens compõe o conjunto de fatores que garantirão qualidade de vida, segurança e conforto.

Alguns itens a serem avaliados: Localização, Segurança, Acomodações, Áreas de Lazer, Cozinha, Quartos, Cuidados Médicos, Corpo Multidisciplinar, Funcionários, Serviços, Visitas, Atividades de estímulos e Procedimentos em casos de Emergência. Cada um dos itens acima deve ser avaliado individualmente. Compare as casas de repouso visitadas e tome sua decisão consciente.

Mas, lembre-se sempre de que para o seu familiar o mais importante será o conforto e a qualidade de vida. E, para você e sua família, a tranqüilidade de que o seu idoso querido está bem tratado por pessoas competentes e carinhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário