quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Finalidade da Terapia Ocupacional (TO) na Casa Bonsai e para a 3ºIdade.

Terapia ocupacional no Cuidar de Idosos

A Terapia Ocupacional é uma profissão que vem crescendo e se consolidando na área de Gerontologia pela contribuição que pode ter no cuidado de idosos saudáveis ou com qualquer condição de saúde que interfira no seu desempenho ocupacional. Vale ressaltar, que é desta relação com o desempenho das pessoas nas suas ocupações que houve a origem do termo Terapia Ocupacional (tantas vezes mal entendido, não é?).

Os terapeutas ocupacionais que trabalham com idosos conhecem o peculiaridades do corpo, da mente e até das questões sociais dessa geração. Vou além, conhecem o desempenho ocupacional desta fase da vida. Sendo assim, encontram-se aptos a trabalhar em quaisquer questões relacionadas às ocupações da terceira idade.

A prática do terapeuta ocupacional em Gerontologia começa desde a prevenção de condições que interfiram na qualidade de vida dos idosos. Terapeutas ocupacionais podem orientar sobre: planejamento/adaptação do ambiente domicilar (evitando quedas), de trabalho (adaptando equipamentos) ou lazer (planejando atividades de acordo com as capacidades). Podem melhorar a eficiência e a eficácia na realização de atividades de vida diária (a melhor forma de calçar o sapato, adaptar roupas) e até da rotina. Pois é, são os terapeutas ocupacionais que podem ajudar a organizar a rotina de forma que hábitos saudáveis potencializem e mantenham as capacidades de indivíduos idosos.

Quando já existe uma doença crônica que interfere de forma significativa no desempenho das atividades do idoso, o terapeuta ocupacional também pode ajudar. A partir de uma avaliação centrada no desempenho ocupacional atual e anterior do idoso, bem como na sua rotina e interesses, esse profissional irá usar estratégias que visam tornar a execução da atividade satisfatória para o cliente. Quando digo aqui satisfatória entenda-se o que é bom para o cliente; a família pode até achar que ele pode fazer mais ou menos, mas o parâmetro do terapeuta está na satisfação de quem realiza(rá) as ocupações.

Como exemplos de intervenções do terapeuta ocupacional do cuidar de idosos temos: – a prescrição de tecnologias assistivas como talheres adaptados, que podem ajudar clientes com Parkinson ou com Artrose na alimentação; – o uso de atividades sensório-motoras, que podem contribuir para manutenção da postura sentada de cadeirantes ou de clientes pós-AVC; – a aplicação de atividades e exercícios cognitivos, que podem ajudar clientes com Alzheimer a manterem seu desempenho em atividades do cotidiano o máximo de tempo possível.

O básico que precisa ser entendido sobre a Terapia Ocupacional no cuidar de idosos é: terapeutas ocupacionais são os profissionais que entendem sobre as ocupações dos idosos. Se você entendeu isso com a nossa conversa de hoje já está pronto para começar a entender como isso é feito.


Fonte: Reabilitação Cognitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário