terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1ª Gincana Cognitiva da Casa Bonsai Recanto do Idoso

Objetivos:
Estimular a cognição (atenção, concentração, memória), e aflorar o instinto de competição X cooperação entre os hóspedes da Casa Bonsai, além do trabalho de resgate de memórias passadas.

O tema:
Atividades da Vida Diária – AVDs, dividida em seis partes:

a) Alimentação
b) Vestes
c) Higiene bucal
d) Higiene corporal
e) Higiene capilar
f) Limpeza doméstica

Atividade:
Iniciamos a sessão dividindo os hóspedes em Grupo I e Grupo II, balanceando as equipes quanto às patologias e afinidades.

Foram reproduzidos os comerciais das décadas de 60 e 70 relacionados aos subtemas, gerando uma emoção e surpresa muito forte em todos os participantes ao recordarem da época dos comerciais.

A cada exibição de comercial, foram apresentadas as questões relacionadas com  as cenas que, por vezes, dava a oportunidade de um grupo de cada vez responder e, por vezes, estimulava a atenção e a agilidade motriz dos hóspedes; já que somente quando era falado “valendo”, os integrantes podiam levantar as mãos e, aquele que levantasse mais rápido, tinha a chance de responder para marcar ou não ponto para seu grupo, assim estimulando a competição individual e cooperação grupal.

Ao final da gincana, computado os pontos conquistados pelos grupos. Finalizamos distribuindo prendas lúdicas para todos os participantes como forma de estímulo e gratificação por terem participado.

Encerramos a Gincana assistindo, novamente, os melhores comerciais selecionados pelos hóspedes e relembrando as situações vividas em cada época relacionada aos comerciais.


Assista alguns dos comercias exibidos na gincana: www.youtube.com/watch?v=65h6LTJA168

Um comentário: