quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cuidados na hora de dormir

Dormir é uma das melhores coisas do mundo, além de tudo é importantíssimo para relaxar e recuperar as energias gastas durante o dia, por isso essa hora deve ser sagrada. Porém, algumas vezes dormimos de mau jeito, ocasionando dores pelo corpo, principalmente nas costas, são as chamadas lombalgias, sendo assim é muito importante tomar alguns cuidados para evitar essas dores.

A posição ao deitar-se para dormir e também o colchão e o travesseiro utilizados podem influenciar na saúde da coluna. Durante o sono, em geral, o decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para os lados esquerdo ou direito) são as melhores posturas. Além disso, pessoas que apresentam dor nas costas devem evitar dormir com a barriga para baixo.

Segue abaixo algumas dicas para cuidar da coluna na hora de dormir:
·        O colchão mais indicado para dormir é o semi-rígido, onde a densidade da espuma deve variar conforme o peso;

·        Quem dorme de lado deve utilizar um travesseiro da altura do ombro;

·        Coloque seu travesseiro sob sua cabeça, não sob seus ombros;

·        Evite travesseiros com muito enchimento, eles não deixam sua cabeça descansar em uma posição neutra;

·        Durma de lado, com seus joelhos levemente dobrados e com um travesseiro entre seus joelhos. Essa é a melhor maneira de manter uma postura corporal adequada enquanto permanecer deitado;

·        Evite torcer suas pernas em direção ao tórax. Se você tem que dormir de costas, coloque um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas;

·        Evite dormir de barriga para baixo, já que isso pode agravar as dores nas costas e no pescoço;

Muitos fabricantes de colchões promovem os de superfície extra-firme, mas pode ser que um colchão seja firme demais. Do mesmo modo, alguns colchões podem ser macios demais, especialmente os que possuem uma cobertura extra-macia de penas. Nenhuma das duas situações permite o repouso dos seus músculos, já que eles precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta.

Vale ressaltar que as dores na coluna tem vários fatores, mas uma posição adequada com um colchão e travesseiro apropriado ajudam a evitar ou mesmo prevenir as dores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário