segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como o artesanato ajuda na institucionalização dos idosos na Casa Bonsai

Artesanato Duplo-Terapêutico


A atividade de Mosaico na proposta da construção do vaso de plantio para identificação pessoal foi o maior sucesso!!!!

Na construção do vaso:
Esta atividade mantivemos o foco em:

·        Diminuir a ansiedade,
·        Trabalhar força muscular,
·        Coordenação motora grossa,
·        Atenção (com a quebra dos azulejos artesanais),
·        Proporcionar um maior grau de concentração,
·        Movimentos finos e de pinça,
·        Interação grupal, destacando a individualidade de cada um,
·        Criatividade
·        Memória
·        Diferenciação (figura-fundo/percepção de cor).


Enquanto todos quebravam os azulejos, pudemos fazer as intervenções individuais de cada hóspede; onde estimulamos a coordenação motora, força, motricidade fina e visual.

Enquanto todos estavam “quebrando/destruindo” os azulejos, a terapeuta (TO) conversava com todos, buscando as passagens não sadias da vida de cada hóspede, ou que mais lhe perturbava naquele momento.
Todos os hóspedes sentiram-se confortáveis em abrir suas vidas no setting.

Neste ato que “quebrar/destruir” os azulejos e ao mesmo tempo cada hóspede falou de passagens, na vida, que lhe perturbavam, conseguimos abrir as feridas antigas e cicatrizá-las, dando uma sensação de alívio do peso que estavam carregando.




Quando, finalmente, todos os azulejos estavam destruídos e todos mais aliviados, começamos a montar o mosaico no vaso. Este ato de “construção”, após a destruição, foi aceito em 100% de todos os participantes idosos.

O papel da Terapeuta Ocupacional foi muito importante para que pudéssemos ter esta aceitação de “construir” pelos hóspedes idosos. É normal que o idoso não queira construir mais nada a essa altura de vida. A grande parte por medo da frustração e outra por falta de estímulos familiares.





Enquanto montávamos o mosaico, conversamos somente de passagens boas e alegres que eles tiveram na vida. Foram questionados, também, o que eles gostariam de ter feito e não fizeram.
Virou uma discussão muito produtiva; ao mesmo tempo em que trabalhávamos memória e parte motora, trabalhamos a parte psicológica de cada um também.

Esta proposta do mosaico foi uma atividade com resultado imediato, onde todos ficaram surpresos com o resultado do próprio trabalho em um simples “bate papo”. Enxergaram que ainda “podem se permitir” a tudo e que ainda “podem construir algo”.
Aumentaram a auto estima e confiança, perceberam que ainda podem ser autônomos.

O plantio

Nesta atividade trabalhamos:

·        Conscientização tátil
·        Coordenação motora
·        Espaço temporal
·        Profundidade
·        Quantidade e figura fundo
·        Psicomotricidade
·        Sensibilidade
·        Comprometimento/responsabilidade.



Cada hóspede escolheu o que gostaria de plantar com o intuito do resgate da infância e se comprometeram a cuidar do plantio todos os dias. Voltando a ter responsabilidades.

Quando nasceram os brotos, a psicóloga trabalhou com os clientes e respectivos vasos a proposta do afeto. A relação de cada hóspede com os familiares, a transferência e contra-transferência de pessoas e principalmente o sentimento da institucionalização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário