sábado, 25 de maio de 2013

Prótese ajustada traz mais qualidade de vida

Com o avanço da idade, a perda dos dentes naturais se torna mais comum. A prótese dentária é uma das alternativas mais viáveis em termos de custos se comparada aos implantes. Estes, por sua vez, nem sempre encontram no idoso a estrutura óssea adequada para a realização da técnica, devido ao desgaste nesta região com o passar dos anos.

A prótese dentária, quando bem feita e adaptada, é fundamental para a correta mastigação, além de melhorar a estética e a dicção. Para tanto, a escolha do profissional é um passo importante e deve ser levada a sério, para não gerar incômodos e traumas no paciente.

O dentista e protético Joel Amano, especialista na confecção de prótese total, lembra que a dentição deve estar em primeiro plano em termos de saúde bucal. Ao corrigir a dentição, a pessoa vai melhorar os problemas de digestão que surgem devido à mastigação incorreta.

“Tenho visto muitos idosos com sérios problemas na dentadura e percebo a aflição que passam ao falar e também quando mastigam. Estes incômodos são facilmente corrigidos com uma prótese bem feita e adaptada”, observa.
Amano faz próteses artesanalmente. Ele não esconde a sua satisfação em ter clientes que se deslocam do Japão e dos Estados Unidos, só para citar alguns países, para vir ao seu consultório em Mogi das Cruzes para ter suas próteses feitas ou restauradas pelas suas mãos.

A experiência que Joel Amano adquiriu exercendo a sua profissão ao longo dos anos fez dele um dos profissionais mais renomados no assunto. “Faço meu trabalho com amor e dedicação. As próteses precisam ter um aspecto bem natural, de forma que as pessoas nem percebam que se trata de uma dentição artificial”, explica.

Autoestima
Segundo ele, muitas pessoas se acomodam com dentaduras que já estão frouxas, sem ter ideia do benefício que uma nova vai trazer, melhorando a sua qualidade de vida com reflexos na sua autoestima, confiança, segurança e saúde.
Para quem teme ficar sem os dentes naturais até que a prótese dentária fique pronta, Joel Amano diz que isso não é motivo para protelar a sua confecção.
Segundo o protético, a prótese imediata elimina esta questão.
Isso porque, o molde é feito ainda com os dentes naturais e, quando eles forem retirados, a prótese já estará pronta. “O paciente já vai sair do consultório com a prótese, devidamente ajustada”, reforça o dentista.
  
Cuidados
Para aumentar a durabilidade da prótese dentária, é fundamental a sua correta higienização. Escovar os dentes diariamente, usar fio dental e ir ao dentista regularmente, diminuem as chances de ter problemas, além de aumentar o tempo de vida da prótese.
Se houver necessidade de ser reparada por algum motivo, o ideal é consultar o mesmo profissional que fez a prótese.
A rapidez, segundo os especialistas, é muito importante, uma vez que a cada dia que passa aumenta a probabilidade de danificá-la ainda mais, sem contar os reflexos negativos na própria saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário