sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que fazer quando seu ente se comporta de forma inadequada em público? (Testemunho verídico)


Às vezes, pacientes com Alzheimer podem agir ou expressar comportamentos desafiadores em público e isto pode levar ao constrangimento. O que você pode fazer?

É muito comum para as pessoas com Doença de Alzheimer a se comportarem inadequadamente em público. E que muitas vezes deixa o cuidador constrangido.

Por exemplo, a pessoa pode tornar-se agitado e fazer cenas em público, levando as pessoas a olhar. Isto poderia incluir comportamentos como discutir em voz alta com você ou com estranhos, mesmo sobre assuntos inconseqüentes. Além disso, pacientes com Alzheimer tendem a perder seu senso de inibição e podem dizer coisas rudes para as pessoas.

Às vezes, uma pessoa que sempre demonstrou extrema educação em público pode xingar em voz alta para você ou para outras pessoas. Em outros casos, a pessoa pode fazer comentários racistas - algo que nunca teria feito antes.

Eu me tornei cuidadora do Ed Theodoru, que foi minha alma gêmea por 30 anos, quando ele desenvolveu demência. Às vezes eu ficava tão envergonhada com o que ele falava ou fazia em público, que eu realmente queria fingir que ele não estava comigo.
Ed frequentemente fazia cenas em restaurantes. Uma vez, ele reclamou com muita raiva para a garçonete que sua comida não estava quente o suficiente e fez ela levar o prato volta para a cozinha. Tenho certeza de que meu rosto ficou vermelho.
Durante o mesmo jantar, ele comentou em voz alta que na mesa ao lado a criança, que estava com seus pais, era muito alto e ele queria mudar de mesa. Os pais ouviram, mas fingi que não estávamos falando deles.
Outra vez, ele ficou muito agitado por ter que esperar mais tempo do que o habitual na sala de espera do médico. Após alguns momentos, ele se levantou e correu até recepcionista e, em voz alta, declarou que não iria esperar por mais tempo. Todos do consultório ficaram olhando para ele e eu queria me tornar invisível.

Eu fui cuidadora do Ed durante os sete anos que ele viveu com a Doença de Alzheimer. Durante esse tempo, eu desenvolvi algumas abordagens para lidar com o meu constrangimento sobre o comportamento dele.
Aqui estão alguns conselhos, com base em minha experiência:

1.     Leve o paciente para lugares, onde circulam poucas pessoas. Isto pode incluir coisas como ir para um passeio no parque em vez de ir passear no shopping. Dessa forma se o seu amado fizer alguma cena, não haverá muitas pessoas por perto para testemunhar.

2.     Convide os amigos e familiares para visitar a sua casa em vez de encontrá-los em restaurantes ou cinemas. Ed se comportava muito melhor quando estava em casa. Acho que ir a um restaurante era simplesmente muito estimulante e confuso para ele.

3.     Certa vez eu li sobre um cuidador que entregava pequenos cartões impressos com os dizeres: "Minha amada tem a doença de Alzheimer - Por favor, desculpe-me pelo seu comportamento." Este não é um dos meus métodos preferidos para lidar com o problema, eu acho que seria humilhante para a pessoa com doença de Alzheimer. Além disso, dependendo do estágio da doença que ele se encontra, ele poderá perceber o que você está fazendo e (legitimamente) tornar-se irritado e agressivo.

4.     Aqui estão alguns métodos que eu descobri que podem, às vezes, prevenir as agitações e alterações comportamentais nos lugares públicos:
·                    Não fale sobre assuntos que fazem a pessoa ficar agitada
·                    Se a pessoa começar a ficar irritada ou agitada, tente distraí-lo e mude de assunto rapidamente
·                    Concordo com o que a pessoa diz (a menos que coloque em risco sua integridade)
·                    Não discuta com a pessoa - Não tente argumentar com ele

5.     Se tudo isso falhar ou começar a não funcionar, você pode reduzir a frequência com que você levar o seu ente querido para lugares público ou, se os comportamentos ficarem muito extremos, limite para saídas essenciais, como consultas médicas.

Finalmente, tente aceitar o fato de que você não pode controlar o comportamento do seu ente querido e não é culpa dele ou sua. Perceba que você ama a pessoa, apesar dos comportamentos, que são simplesmente a manifestação da doença.


Fonte: Alzheimer's Reading Room 

Nenhum comentário:

Postar um comentário