sexta-feira, 27 de julho de 2012

Casa Bonsai Promoveu a Festa JuLina SUSTENTÁVEL


A Casa Bonsai Recanto do Idoso festejou o “Arraiá Sustentável”, uma festa que alia conceitos de preservação ambiental aos elementos típicos dos festejos juninos brasileiros junto com estímulos cognitivos e motores dos hóspedes Bonsai.


A ideia foi trazer o conceito de desenvolvimento sustentável para a celebração, resgatando conceitos das festas juninas da época de cada hóspede, aliado com brincadeiras lúdicas.

Este ano sediamos a Rio + 20, que chamou atenção para questões como a ‘economia verde’ e a sustentabilidade (econômica, social, ambiental) e o evento é mais um motivo para a Casa Bonsai comemorar a Festa Julina Sustentável.



Principal foco: Não ao Balão!
Os hóspedes Bonsai confeccionaram balões decorativos com material reciclado e com informações sobre os riscos dessa prática desde a época deles. Passando a mensagem que os balões só servem para a decoração da festa.





Barraca da Sustentabilidade
Pescaria:
Como a pescaria não pode faltar num arraial, a Casa Bonsai apostou em uma forma de inserir os conceitos de economia verde e preservação ambiental na tradicional barraquinha de pesca.
Os participantes irão pescar lixos (garrafas pet, sacos plásticos, pneu, etc) com o intuito de limpar os rios e mares do nosso planeta.

Boliche de Pet:
Resgatar aos hóspedes Bonsai que podemos brincar com as sucatas que temos em casa, como antigamente, somente usando a criatividade e, principalmente, sem ter que comprar nada de novo.



Prendas conscientes:
Nessas brincadeiras, os participantes ganharam cartões com frases sobre sustentabilidade (elaboradas pelos hóspedes Bonsai) para colocarem junto ao vasinho de árvore que irão plantar visando neutralizar a emissão de carbono do planeta.

Desfile caipira sustentável
Um dos assuntos mais comentados quando se fala da preservação de recursos e do excesso de produção de lixo é o consumo consciente. Para ensinar a importância de consumir menos, a Casa Bonsai irá reciclar peças de roupas antigas. A fantasia de caipira já é tradicionalmente feita de retalhos, então por que não usar a imaginação para criar alguma coisa original?




Cardápio sustentável
Para evitar o desperdício e ser ecologicamente nutritivo, a Casa Bonsai em supervisão da nutricionista, preparará guloseimas com casca de banana e laranja, frutas do próprio pomar.

Quadrilha lúdica
Ser sustentável é valorizar a cultura local. A quadrilha Bonsai será uma ciranda com dinâmicas para interação de todos os presentes.
ü Frases da Quadrilha – Responder ao que pede a música (cumprimento, a ponte quebrou, olha a cobra, etc), durante as dinâmicas, afim de buscar a concentração de todos.
ü Abraço comunitário – Quando a marchinha parar, abraçar o número de pessoas que for destinado (ex: abraçar 7 pessoas ao mesmo tempo, depois 10 pessoas,  até que fique 01 único abraço com todos os participantes).



Objetivos terapêuticos para facilitar nas AVDs (Atividades da Vida Diária) e proporcionar maior Qualidade de Vida:

Objetivos Finos:
ü Coordenação motora fina e grossa
ü Força
ü Amplitude de movimento
ü Motricidade fina e grossa
ü Repetição do movimento
ü Bilateralidade e Trilateralidade
ü Grau de adaptabilidade (resistência/coordenação/substituição)
ü Criatividade
ü Psicomotricidade
ü Respiração (Controlando a saturação)
ü Postura
ü Extensão de membros superiores e inferiores

Objetivos Sensoriais:
ü Visual
ü Sensibilidade a luz
ü Cognitivo
ü Concentração
ü Atenção
ü Interpretação de sinais e sim bolos
ü Perceptiva
ü Diferenciação(figura- fundo/ percepção de cor)
ü Senso espacial
ü Equilíbrio
ü Habilidade organizacional
ü Motricidade visual

Objetivos Psicológicos:
ü Resgate de memória
ü Habilidade para solucionar problemas (planejamento/tentativa e erro)
ü Pensamento lógico
ü Emocionais
ü Atos passivos e ou agressivos e ou destrutivos
ü Gratificação
ü Auto-controle
ü Independência
ü Competição
ü Cooperação
ü Responsabilidade
ü Memória
ü Leitura
ü Expectativa e ansiedade
ü Surpresa e gratificação imediata








Nenhum comentário:

Postar um comentário