quinta-feira, 5 de julho de 2012

Adeus, calorias!!! Saiba como acelerar seu metabolismo e perder mais calorias depois dos 50 anos.


As calorias daquele brigadeiro que você comia nas festas de aniversário dos finais de semana sumiam num piscar de olhos quando você tinha seus 20 ou 30 anos. Hoje, você sente uma culpa horrível quando extrapola um pouquinho. Isso acontece porque, com o envelhecimento e a chegada da menopausa, para as mulheres, o metabolismo do organismo tende a desacelerar, dificultando a perda de peso. No entanto, seguindo dicas simples, é possível dar adeus às calorias mais rápido do que você pensa.

O processo de envelhecimento altera o nosso corpo – principalmente o feminino. E a chegada da menopausa dificulta ainda mais a manutenção da boa forma. De acordo com o professor de pós-graduação em Endocrinologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Isaac Benchimol, "na menopausa, a partir dos 40 anos, progressivamente, a mulher perde seus hormônios sexuais e os hormônios de crescimento. O organismo perde a capacidade de reposição proteica, ou seja, ele quebra as proteínas e não consegue repor com a mesma velocidade. A reposição hormonal ajuda a retardar o processo de desaceleração do metabolismo, mas não consegue reverter 100%, imitar a situação anterior".

Se o organismo já não consegue mais metabolizar o que ingerimos com a mesma velocidade de antes, não podemos continuar comendo da mesma maneira, ou iremos, fatalmente, engordar. "Quando se mantém a ingesta das mesmas coisas e o metabolismo desacelera, o peso tende a aumentar. Se não tomar cuidado, comer de forma incorreta e não praticar atividades físicas, ajuda a desenvolver a primeira das doenças metabólicas: a obesidade. Pessoas obesas têm mais chances de sofrerem de hipertensão, que aumenta chance de aumentar o colesterol e triglicerídeos, e, consequentemente, diabetes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer", analisa Isaac.

A desaceleração do metabolismo tem maior impacto nas mulheres do que nos homens. Isaac explica que isso acontece porque "o homem tem mais massa muscular. Com isso, tende a ter menos queda metabólica. Enquanto essa perda nelas começa aos 48, 50 anos de idade, eles vão começar a perceber por volta dos 65. No entanto, eles acabam ganhando mais peso, até pelo seu estilo de vida, e sofrem com mais frequência com as doenças metabólicas como colesterol elevado, hipertensão, infarto, AVC. Já as mulheres são mais longevas, foram programadas para durar mais. Elas se adaptam melhor a essa segunda etapa da vida".

A melhor coisa que podemos fazer para evitar as doenças do envelhecimento seria, mesmo, não envelhecer. Mas como fazer isso? "A evolução é inexorável, não tem como mudar. Bastam que três fatores estejam em boas condições: a paixão pela vida, o cérebro e as pernas. Sem qualquer uma delas, você não consegue fazer mais nada. Tendo esses três é fácil manter-se ativo. Pode reparar que todos os brasileiros longevos são ativos: Oscar Niemeyer, Manoel de Barros. Não tem história de longevo que se aposentou aos 60 e ficou em casa. Se já não quer mais trabalhar, vá procurar alguma tarefa que te instigue e seja agradável, de preferência em companhia de outras pessoas", finaliza o médico.

As maneiras mais garantidas de acelerar - ou, pelo menos, retardar o processo de desaceleração – do metabolismo são: praticar atividades físicas e fazer reposição hormonal. No entanto, ainda existem mais alguns truques que você pode usar para dar um empurrãozinho. Veja as dicas que o endocrinologista Isaac Benchimol preparou:

1. Não fazer dietas radicais
Quando você corta radicalmente as calorias ingeridas, o seu organismo, como mecanismo de defesa, desacelera o metabolismo de forma a preservar os nutrientes que ainda têm no seu corpo. O valor calórico tem que ser adequado e dividido nas refeições de forma agradável. Você tem que ter o direito de sair um pouco no jantar de família ou na festa do final de semana, além de comer com prazer diariamente.

2. Variar a intensidade e duração dos exercícios físicos
Se fizer todos os dias a mesma coisa, aquele negócio programado, rotineiro, vira mania. O corpo se acostuma àquele ritmo e para de responder com eficiência. Se você está acostumado a caminhar 40 minutos em volta do quarteirão todo dia, passe a dar uma volta na praia ou no parque. Além de evitar a rotina e melhorar a agilidade do exercício, você ainda pode fazer daquela atividade uma coisa lúdica e muito prazerosa.

3. Comer proteína
Todas elas. De carne, peixe, frango e porco. O ideal é o consumo de 150g de alguma proteína diariamente, o que equivale a um bife do tamanho da palma da sua mão.

4. Beber água
Esse é óbvio. A água é essencial para o funcionamento de todos os processos metabólicos do nosso corpo. Devemos beber entre 1,5l e 2l por dia.

Atenção: comer refeições pequenas a cada três horas não contribui para acelerar o metabolismo, embora seja bom para o nosso organismo. A primeira coisa que esse hábito faz é afastar a obesidade, primeira doença metabólica. Afastando a obesidade, o risco de desenvolver as outras doenças associadas diminui consideravelmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário