quinta-feira, 23 de junho de 2011

Questões para pensar antes de decidir cuidar de um idoso em casa

Cuidar de um idoso em casa é uma decisão que envolve muitas responsabilidades, uma vez em que um idoso é uma pessoa que necessita de cuidados permanentes. Antes de dar o passo de cuidar de um idoso em sua casa, elabore uma lista com as questões mais importantes no que se diz a respeito de cuidar de um idoso e dar uma qualidade de vida para ele.
Conheça quais as perguntas que devem ser feitas antes de tomar esta decisão, pois as respostas que obtiver dirão se você tem todas as condições para cuidar dessa pessoa.
Se vive atualmente com outras pessoas, deve responder a estas perguntas em conjunto com as mesmas. A possibilidade de todos responderem, permite saber se estão reunidas todas as condições para tomar conta de um idoso em sua casa, ou se outras alternativas (como um Recanto do Idoso) surgirão.
Dessa forma, saberá se é melhor para o idoso morar num Recanto do Idoso, onde existe assistência e estímulos permanente, ou se preferem realizar essas tarefas pessoalmente.
É uma realidade incontornável, uma pessoa a medida que vai envelhecendo, chega a uma fase da vida em que não vai conseguir tomar conta de si própria, sendo fundamental que outros cuidem dela de forma a manter a sua dignidade e respeito intactos.

Algumas questões que devem ser levadas em consideração:

A área financeira
·         Como vai arcar com os custos de cuidar de um idoso em casa?
·         Qual a quantidade de periféricos que são necessários para cuidar de um idoso?
·         Será capaz de cuidar do idoso enquanto está no trabalho, ou no caso de ter filhos, quando estes se encontram na escola?
·         Tem a capacidade financeira necessária de suportar a perda de um dia de trabalho para acompanhar o idoso a uma visita médica ou em caso de doença?
·         Se for contratar cuidadores e terapeutas, já fez as contas dos registros de carteira e cálculos de supermercado, água e luz?

O espaço físico
·         A sua casa é grande o suficiente para cuidar de uma pessoa idosa?
·         A sua casa é segura o suficiente para um idoso que possa ter problemas de visão, equilíbrio e coordenação?
·         A sua casa tem a capacidade de facilitar a vida de um idoso ou necessita ser adaptada? (piso antiderrapante, corrimão, barras de apoio no box e vaso sanitário, bancos mais altos, camas baixas, inexistência de degrau, etc)
·         Será capaz de lidar com os aspetos íntimos do asseio pessoal de um idoso?
·         Os familiares serão capazes de lidar com os desafios de cuidar de um idoso durante as 24 horas do dia?

O lado emocional
·         A sua família conseguirá lidar com a pressão emocional de cuidar de um idoso em casa?
·         Será capaz de lidar com as exigências emocionais que implicam conviver com os pais idosos?
·         Consegue lidar com o fato de não conseguir gozar de férias porque os seus pais não se sentem em condições?
·         Consegue construir uma rede de suporte para o ajudar a cuidar de um idoso em casa? Tem amigos dispostos a ficar com os seus pais enquanto vai à um passeio? Ficará algum membro da família tomando conta do idoso enquanto faz um fim de semana fora de casa?
·         Como irão reagir e lidar os seus filhos com o declínio de um ente querido como um avô ou uma avó?
·         Conseguirá sua família ter um bom relacionamento pelo fato de estar cuidando de uma pessoa idosa sem colocá-lo no centro das atenções como num daqueles reality shows dramáticos?

O fator da enfermagem
·         A sua família saberá ministrar os medicamentos adequadamente?
·         Conseguirá aferir os sinais vitais diariamente, afim de precaver qualquer alteração no organismo?
·         Caso haja uma intercorrência (queda, AVC, hipotermia, etc), está preparado para esses espectos?
·         Conseguirá dar atividades de estímulos todos os dias para preservação de cognitivo, sensorial, motor e psicológico, visando a qualidade de vida do idoso ou evolução de algum tratamento que se faz necessário?
·         Consegue manter um padrão das eliminações (fezes e urina) diárias e controlar os aspectos de comportamento (objeções, agressividade, comunicação, demência, alucinações, etc)?

Se tem notado que seus pais estão ficando dependentes e limitados, elabore já a sua lista de questões para ver se tem capacidade para tratar deles em sua casa. Caso contrário, comece a pesquisar alguns Recantos de Idosos. Aguarde o próximo post neste Blog, que será: “Como selecionar um Recanto de Idoso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário