quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como cuidar do idoso com incontinência

A incontinência urinária é uma patologia que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e constitui-se como um dos maiores entraves à realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia.

Os cuidados com um idoso que sofre de incontinência
A forma como cuida de um idoso que sofre de incontinência está relacionada com a forma de como lida com ele e como o incentiva. Conheça os cuidados principais que pode ter com alguém que sofre de incontinência urinária.
Dos principais, destacam-se os seguintes:

Monitorizar a ingestão de líquidos
É necessário encontrar um ponto de equilíbrio na quantidade de liquídos que um indivíduo ingere. Os líquidos em excesso irão fazer com que ele se desloque várias vezes ao banheiro. A ingestão de poucos liquídos pode tornar a urina mais concentrada e prejudicar a bexiga ao torná-la menos ativa. Deve conversar com o médico antes de fazer qualquer mudança significativa na ingestão de liquídos.

Prestar atenção na alimentação
Existem alimentos e bebidas que podem agravar a incontinência, como é o caso das bebidas alcoólicas, água com gás, cafeína e os alimentos ricos em ácidos. Deve procurar seguir uma alimentação rica em fibras e hidratos de carbono.

Utilizar roupas íntimas absorventes
A utilização de roupas intímas absorventes é muito importante, pois protege um indivíduo em caso de alguma fuga urinária e mantém-o sempre seco e confortável.

Lidar com distúrbios emocionais
A incontinência pode causar num indivíduo vários distúrbios emocionais, inclusive, pode conduzir à sua depressão. Dessa forma, e para que não aconteça, deve desdramatizar a situação e falar com o incontinente de uma forma clara e compreensiva. Essa é a melhor maneira de lidar com a situação e vai ajudar o incontinente a perceber que a sua vida não precisa de mudanças radicais.

Algumas dicas práticas para lidar com a incontinência
Para a maioria das pessoas, ir ao banheiro é uma rotina que faz parte do seu dia-a-dia – e é algo que não se repara. No entanto, no caso de um idoso, ele pode querer usar o banheiro e não ser capaz de ir.
Conheça algumas dicas:

ü  Certifique-se que o idoso que esta cuidando sabe onde fica o banheiro ;
ü  Confirme que o acesso ao banheiro está livre e que não existem móveis ou tapetes ao longo do caminho que possam atrapalhar os movimentos do idoso;
ü  Deixe a porta do banheiro aberta quando não estiver utilizando. Se estiver fechada, o idoso pode pensar que está ocupada;
ü  Assegure-se que o banheiro é fácil de ser utilizado. Considere a possibilidade de instalar corrimões ao longo do banheiro para dotá-lo de funcionalidade;
ü  Certifique-se de que as roupas do idoso são fáceis de ser retiradas e desabotoadas. Tenha atenção que, para um idoso, o velcro é mais fácil de ser manuseados que os botões e zípers;
ü  Se ir ao banheiro revela-se impossível, a utilização de uma “comadre”ou “papagaio”pode ser a resposta mais adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário