quinta-feira, 9 de junho de 2011

20 Perguntas sobre a Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial é um problema de saúde relacionado às duas principais causas de morte no país: acidente vascular cerebral (derrame) e enfarte. Juntas, essas duas doenças cardiovasculares provocam em torno de 315 mortes por ano, número duas vezes maior que os óbitos causados por todos os tipos de câncer junto e três vezes superior às mortes por acidentes.

Mais da metade das mortes pelas doenças cardiovasculares, contudo, poderia ser evitada se a hipertensão fosse controlada. O problema é que a pressão alta é subestimada pelos pacientes, já que na maioria das vezes não provoca sintomas.

Por isso, a dica é você solicitar a um médico de qualquer especialidade para aferir sua pressão quando surgir a chance. Às vezes, só procuramos um hospital quando fraturamos o braço ou pegamos uma gripe mais forte. Se o médico não afere nossa pressão nesse momento, perdemos a oportunidade de descobrir uma possível hipertensão.
Quem se sente bem deve aferir a pressão, no mínimo, duas vezes por ano. Sedentários, obesos, consumidores de álcool e de muito sal estão no grupo de risco e devem fazer um controle mais rigoroso

1 - Hipertensão é a mesma coisa que pressão alta? Acima de qual medida podemos dizer que estamos com pressão alta?
R: Sim, hipertensão e pressão alta são nomes diferentes para o mesmo problema. A pressão é considerada anormal quando igual ou acima de 14 por 9.

2 - Pressão alta tem cura?
R: Não. Infelizmente, a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento. Com ele é possível controlar a pressão arterial de forma a não prejudicar o organismo.

3 - Quem toma remédio para pressão alta fica sexualmente impotente?
R: Não. Os remédios para o tratamento da pressão alta não causam impotência, mas a própria pressão alta, quando não tratada corretamente, pode provocar impotência.

4 - Sou hipertenso. Só preciso ir ao médico quando estou me sentindo mal?
R: Não. Os hipertensos devem ir a consultas periódicas, mesmo que estejam se sentindo bem.

5 - Não sinto nada. Mesmo assim, posso sofrer de pressão alta?
R: Sim. Este é um dos maiores enganos cometidos. A maioria das pessoas hipertensas não sente nada. A hipertensão não dá sinais e nem sintomas de que já está se instalando no organismo. Por isso é conhecida como a Inimiga Silenciosa.

6 - Tenho que parar de tomar o remédio quando vou beber?
R: Não. É contra-indicada a interrupção da medicação por causa do consumo moderado de bebidas alcoólicas. Desde que a quantidade de álcool seja moderada, você pode tomar os remédios como de costume.

7 - Tontura, vista embaçada, palpitação e dor de cabeça são sintomas que aparecem quando temos pressão alta?
R: Em termos. Esses sintomas aparecem em hipertensos, mas também aparecem em pessoas não hipertensas e podem ser causados por diversas doenças. Por isso, são sinais muito vagos para avaliar se a pressão está alta ou não. Ao sentir esses sintomas, procure seu médico.

8 - O que sentimos quando a pressão sobe rapidamente?
R: Tontura, palpitação, dor no peito, zumbido nos ouvidos e visão de pontinhos brilhantes são sensações comumente relatadas pelos hipertensos quando a pressão sobe rapidamente. Mas nem sempre esses sintomas aparecem. Portanto, fique atento a esses fatos, mesmo que ocorram de forma isolada. E lembre-se de uma coisa muito importante: algumas pessoas não sentem nada disso.

9 - Crianças podem ter pressão alta?
R: Sim. É menos freqüente ocorrer hipertensão em crianças, mas pode acontecer. O número de crianças hipertensas, inclusive, é significativo.

10 - É natural que pessoas idosas tenham pressão alta?
R: Não. É um erro pensar que a pressão aumenta conforme a idade. O idoso deve ter a pressão igual à de um adulto jovem.

11 - Qual a chance de filhos de hipertensos sofrerem de pressão alta?
R: Quando o pai ou a mãe são hipertensos, a chance de o filho ter hipertensão é de 25%. Quando ambos são hipertensos, há 60% de chance do filho também ter a doença.

12 - Mudanças de temperatura influenciam a pressão?
R: Sim. Em épocas mais quentes a pressão cai devido a uma vasodilatação que acontece por causa do calor. No frio acontece o contrário: os vasos ficam mais apertados por causa do frio e a pressão tende a aumentar.

13 - O remédio vicia?
R: Não. Os medicamentos usados para o tratamento da pressão alta não causam nenhuma forma de dependência física ou psicológica. Caso deixem de fazer o efeito esperado, podem ser trocados e isso não acarreta problemas ao organismo.

14 - Sendo hipertenso, posso continuar dirigindo?
R: Sim. Desde que a pressão esteja sendo tratada e que você já tenha observado qual o efeito da medicação sobre seu corpo, para não correr o risco de sentir tontura, por exemplo.

15 - O café faz a pressão subir?
R: Não. Não existe nada que comprove cientificamente que o café atue aumentando a pressão arterial.

16 - O tratamento ajuda quem nunca tratou a pressão alta?
R: Sim. Mesmo quem nunca tratou a pressão alta pode se beneficiar do tratamento. O ideal é que o tratamento comece assim que for diagnosticado o problema, mas nunca é tarde para começar.

17 - Todos os hipertensos têm o mesmo tratamento?
R: Não. O tipo de tratamento e a medicação variam de acordo com a pessoa, dependendo da existência ou não de complicações causadas pelo avanço da doença.

18 - É verdade que o remédio tem que ser tomado para sempre?
R: Sim. O remédio de hipertensão deve ser tomado para sempre porque a doença não tem cura.

19 - Todos os que tomam a medicação sofrem efeitos colaterais?
R: Não. Muitas pessoas não sentem nenhum efeito colateral, enquanto outras sentem. Por isso, é melhor não fazer comparações entre você e outros hipertensos.

20 - Há algum problema em tomar tranqüilizantes ou sedativos com o remédio de pressão?
R: Sim. Pode ser perigoso porque esse tipo de remédio pode aumentar o efeito de diminuição da pressão exercido pela medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário