terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Idosos e as Crianças - Relacionamento


A Casa Bonsai Recanto do Idoso (casabonsai.com.br) junto com o Colégio CLQ de Piracicaba (clq1.com.br), promoveram uma tarde de “VIRTUDES – A Valorização do Mais Velho”.


Foi apresentado para esse grupo de estudantes (entre 12 a 14 anos), de uma forma sadia, o que é ser idoso; tirando o paradigma de que todo idoso é igual ao avô que temos dentro de casa que, por exemplo, joga tênis todos final de semana.

Neste encontro, nas dependências de Casa Bonsai, as crianças puderam ter um maior contato com idosos dependentes e independentes, assim aprendendo de forma prática de como adaptar os ambientes para um melhor acolhimento de seus idosos em suas casas, mesmo que em caráter de prevenção, bem como lidar com situações provenientes da idade avançada (ex:o que fazer se um idoso engasgar?).

Este aprendizado, na prática e de forma saudável, sobre as debilidades de cada patologia, fazem com que as crianças entendam o porquê devem respeitar as vagas de idoso, vagas para deficientes, segurar a porta do elevador, ter paciência pela lentidão de marcha ou raciocínio, dentre outras atitudes de respeito para com o mais velho.

Através desse encontro, ambas as gerações passam a refletir sobre a possibilidade de mudanças quanto à percepção da velhice e do envelhecimento.

Os idosos da Casa Bonsai, ficaram muito felizes com a visita e a apresentação de cantigas cantadas pelas crianças; “elas trazem muitas alegrias para nós”, relata uma hóspede Bonsai.

Com os Idosos Bonsai pudemos estimular vários aspectos psicológicos e comportamentais enquanto estavam em companhia das crianças, porém a felicidade e satisfação que todos emanavam valeu mais que uma injeção de endorfina e adrenalina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário