terça-feira, 2 de abril de 2013

Quais exercícios físicos são recomendados para pessoas com Alzheimer?


Acho que todo mundo já sabe o quanto o exercício físico é importante, e isso não é diferente para pessoas com doença de Alzheimer.
Sendo assim, resolvemos pesquisar mais sobre exercícios para essa população específica.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que a atividade física deve ser mantida tanto tempo quanto for possível. Isto ajudará a prevenir a fraqueza muscular e as complicações de saúde associadas à inatividade.
Além disso, o exercício promove uma rotina e pode ajudar a melhorar o humor.
Exercícios repetitivos, como andar de bicicleta indoor (ergométrica) e atividades da rotina da casa, como dobrar roupas, pode diminuir a ansiedade em pessoas com doença de Alzheimer porque  elimina a dificuldade de tomar decisões sobre a atividade ou de lembrar o que fazer a seguir.
Embora o exercício não impeça a doença de Alzheimer de progredir, os pacientes têm a satisfação emocional de sentir que eles têm feito alguma coisa.

Você deve verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios com a pessoa com Alzheimer. O seu médico pode fazer recomendações sobre:
- Os tipos de exercícios mais adequados e aqueles que deve-se evitar.
- Quanto tempo o exercício físico deve durar.
- Encaminhamentos para outros profissionais, como um fisioterapeuta, que pode ajudá-lo a criar o seu programa de exercício físico ou um terapeuta ocupacional que ajudará com a organização de rotina, bem como com as atividades diárias que podem fazer parte do programa de exercícios, como o exemplo dado anteriormente de dobrar as roupas.

O tipo de exercício que funciona melhor depende dos sintomas, o nível de “fitness” e de saúde em geral. A precaução final, quando se começa o programa de exercício é ir devagar.
Outras dicas:
- Sempre aquecer antes de começar sua rotina de exercícios físicos, como andar de bicicleta ergométrica.
- Se pretende realizar exercícios por 30 minutos, deve-se começar com sessões de 10 minutos.
- Natação e hidroterapia são exercícios que muitas vezes são mais “fáceis” para as articulações e exigem menos equilíbrio.
- O exercício deve ser feito em um ambiente seguro, deve-se evitar pisos escorregadios com pouca iluminação, tapetes e outros perigos potenciais.
- Se a pessoa tiver problemas de permanecer em pé ou de levantar-se, tentar realizar o exercício sobre a cama, em vez de no chão ou de uma esteira de exercícios.
- Se em algum momento houver dor, deve- se interromper a atividade.

Acima de tudo, a escolha deve ser de um hobby ou de atividade que a pessoa goste.
Outras sugestões incluem: jardinagem, caminhadas, natação, hidroginástica, yoga e Tai Chi.


Fonte: webMD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário