quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que fazer quando um ente querido diz: "Eu quero ir para casa"


Pode ser uma das frases mais dolorosas de se ouvir quando seu amado com demência foi transferido por razões de segurança: "Eu quero ir para casa."
No entanto, também é surpreendentemente comum.

Aqui está como interpretar e responder a um apelo para "ir para casa"

• Saiba que não é saudade que está sendo expressado.
Você pode ouvir "Eu quero ir para casa", diz-se por pessoas com demência que vivem em casas de repouso, com seus filhos adultos ou até mesmo em suas próprias casas que já vivem há décadas.

• Perceba que a palavra "casa" não é onde você pensa.
Um individuo com a doença de Alzheimer ou outra forma de demência não se refere ao lugar onde recentemente mudou-se ou mesmo uma casa de infância. É provável que ele esteja usando a palavra "casa" como um conceito - um desejo de expressão de um lugar que se sente confortável e seguro.

• Não insista em uma viagem ou passeio de carro.
Entender que "casa" é mais um sentimento do que um lugar exato,  provavelmente uma viagem até uma casa antiga não vai resolver o problema, pelo contrário, só  vai confundir ou irritá-lo, pois não vai entender o propósito da viagem, além de não se lembra do lugar.

• Investigar a situação de vida e bem-estar de seu amado.
Às vezes, um apelo para “casa” é uma expressão de infelicidade ou um pedido de ajuda. Não é necessariamente uma antipatia da atual residência, ou um desejo de ir para sua casa, mas talvez algo tão elementar como desconforto físico.
Então, fique atento ... Será que o seu ente parece bem cuidado? Medo de algum cuidador? Vem perdendo peso? Sente muita dor?

• Não responda com compaixão.
Dependendo do seu ente, você pode dizer: "Sim, vamos na próxima vez que eu possa fazer a viagem" (se você tem certeza que ela não vai se lembrar).
Ou se há uma referência a uma casa particular, você poderia explicar a realidade: "Esta em reforma e não tem como entrar" "Não é mais da família"

• Direcione a conversa
"Eu sei que você ama a casa, ma fale sobre ela"
Isso pode desviar da questão imediata de levar seu ente em qualquer lugar, podendo ser tranqüilizante e perspicaz.


Fonte: Caring.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário