terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tratamento cognitivo para AVC : o Neurofeedback


Reabilitação Cognitiva tem chamado atenção no “mundo clínico”, o Neurofeedback. O artigo é da Revista e Neurociências.

Neuro-feedback ou também chamado eletroencefalograma (EEG) biofeedback proporciona intervenção direta sobre o cérebro, de maneira não invasiva, obtendo a informação elétrica do cérebro e permitindo que o paciente atue sobre esta de forma consciente. A literatura revisada aponta para a adoção do neurofeedback como uma promissora ferramenta para o gerenciamento de várias disfunções cognitivas e emocionais pós-AVC, a qual parece fornecer benefícios fora do intervalo de tempo em que é esperada uma melhora espontânea.

O campo do neurofeedback está se configurando como uma grande promessa para a reabilitação da atenção, processamento da linguagem e memória de trabalho.
Os relatórios de estudos de caso têm sido encorajadores, porém mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia desta abordagem em relação ao quadro clínico e em relação à sua combinação com outras abordagens de reabilitação cognitiva pós-AVC. 

Leia o artigo completo de Maria Flávia Porcaro Muratori e Tânia Maria Porcaro Muratori: Neurofeedback na Reabilitação Neuropsicológica Pós-Acidente Vascular Cerebral 


Nenhum comentário:

Postar um comentário