segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Oito passos para os cuidadores de idosos


O médico Dr.Dan Tobin vem escrevendo no blog The Caregiver oitos passos para familiares e cuidadores que desejam ser mais ativos e sentir menos o impacto dos reflexos inevitáveis das doenças dos idosos aos quais prestam cuidado.

Eis a lista dos passos:
Passo 1:
Compreender as recomendações médicas e fazer perguntas. Ou seja, ficar calado diante termos e situações desconhecidas, jamais!!!

Passo 2:
Tornar-se alfabetizado nos termos relacionados à saúde. (Só para constar, realmente acho a busca de informações super necessária e útil aos familiares e cuidadores informais. Não adianta dizer “não sou médico” e se ausentar de certas responsabilidades e cuidados).

Passo 3:
Obter informações sobre medidas não médicas, como home care, seguros de finanças, de saúde. (Não adianta saber só sobre a doença, até porque a doença na maioria das vezes tem impacto socioeconômico na vida da família. Saber os direitos e deveres nesse caso é bem importante!).

Passo 4:
Crie uma lista de problemas médicos e não-médicos para discutir as prováveis soluções ou remediações com os profissionais envolvidos com o cliente.

Passo 5:
Obter orientação para resolver problemas familiares quanto ao cuidado. (a distribuição de tarefas entre familiares e as questões relativas ao estresse do cuidador).

Passo 6:
Saber lidar com as emoções dos pais (idosos doentes) e de quem cuida. (Essa talvez seja a parte mais difícil, não é? principalmente, se no contexto existem alterações de comportamento do idosos e familiares que abdicam de coisas importantes para prestar cuidados!).

Passo 7:
Encontrando e contratando apoio tangível e serviços para seus idosos. (uma boa assessoria não é necessariamente a paga, na minha opinião, mas independente disso, temos que procurar bons médicos e reabilitadores nessas horas).

Passo 8:
Planejamento a longo prazo para o cuidado. (Estar ciente dos problemas sempre ajuda a ter uma perspectiva do que virá, por mais doloroso que seja, ajuda no planejamento de cuidados e serviços que podem ser necessários).

Esse método do Dr.Tobin foi desenvolvido ao longo de décadas de trabalho com os pacientes, suas famílias e os prestadores de cuidados de saúde – e comprovado em cinco estudos principais.
Segundo ele, entender essas etapas pode ajudar a enfrentar as preocupações e receios, bem como ajudar a construir um plano bem sucedido para obtenção de qualidade de vida dos membros da família e do idoso que recebe cuidados.
Os membros da família aprendem a trabalhar em conjunto para manter o seu idoso de forma segura, confortável e em um ambiente digno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário