sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Terceira idade e o novo conceito de envelhecimento

Neste século, temos observado várias mudanças de comportamento, dentre as quais, uma chama bastante atenção.
Esta mudança refere-se ao conceito de envelhecimento, que felizmente tem mudado bastante positivamente.

Se analisarmos o conceito social a respeito do idoso de algumas décadas pra cá, perceberemos uma evolução bastante importante nos quesitos de cultura, medicina, e, principalmente do respeito do homem por si próprio.

Neste século, felizmente, muita coisa mudou no sentido de valorizar o idoso. Talvez o fator determinante neste processo tenha sido o crescimento da população mundial de idosos como conseqüência do prognóstico de aumento da longevidade.
Esta longevidade aumentada decorre de vários fatores, principalmente da evolução da ciência e da medicina que permitiram diminuir, cada vez mais, a incidência de doenças crônico-degenerativas e a morte precoce.

O idoso tem sido cada vez mais valorizado e sua capacidade de trabalho tem melhorado progressivamente.
Todos nós sabemos que a experiência de vida contribui para a evolução do indivíduo que a sociedade talvez não tenha até então aproveitado por uma certa rejeição em função da idade cronológica. Esta rejeição certamente tinha enorme influência do aspecto físico.
Agora a sociedade está dando mais crédito ao potencial físico do idoso. Os fatores responsáveis por esta mudança sem dúvida tem relação direta com o aumento da prática de exercícios na terceira idade.

Hoje em dia, em qualquer parque, clube, academia e outros locais, podemos constatar um aumento significativo da presença de idosos praticando atividades físicas.
Esta é uma verdadeira mudança cultural, podemos até dizer que se trata de uma revolução de costumes. O idoso era a tal ponto segregado que certamente sentia constrangimento de usar um calção e uma camiseta para fazer exercícios.

Felizmente, este quadro mudou, e agora proporciona um prognóstico cada vez mais animador da melhora da qualidade de vida da crescente população de idosos em todo o mundo, além de proporcionar até uma previsão de redução de custos dos sistemas de saúde.


Fonte:  Dr.Turibio Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário