terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

HSPE oferece curso de orientação ao cuidador de idoso internado


Desde o final de 2012, a Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual oferece aos familiares ou acompanhantes dos pacientes internados (usuários do Iamspe) um curso de “Orientação ao Cuidador do Idoso Internado”.

Realizado na própria enfermaria com profissionais da área, de segunda a quinta-feira, com duração de uma hora, o curso faz parte do Programa Integralidade, que atua junto à diretoria do Hospital para desenvolver ações que promovam o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos como assistência médica multidisciplinar e apoio aos familiares, entre outros.

O objetivo deste curso é auxiliar os familiares ou acompanhantes dos idosos no cuidado ao idoso após sua alta. As aulas são dadas por enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e fonoaudiólogas.

As orientações abrangem os cuidados com higiene, autonomia e independência do idoso, movimentação do idoso acamado, aspectos emocionais de cuidador e paciente, direitos do idoso e da família. O curso também dá orientação sobre alimentação saudável e cuidados com o idoso que apresenta dificuldade para deglutir.

Os participantes ainda recebem o Manual para Cuidadores de Idosos, desenvolvido pelos profissionais do HSPE e lançado em outubro de 2012 pelo Iamspe. A publicação posssui 60 páginas divididas em seis temas de interesse para o idoso, familiar ou acompanhante do paciente.



Fonte: Iamspe

Nenhum comentário:

Postar um comentário