sábado, 1 de dezembro de 2012

Casa segura


A modernidade a favor da segurança e contra quedas em idosos dentro de casa

Um tapete que escorrega ou a umidade no piso de cerâmica do banheiro é o que basta. A queda, embora possa parecer algo sem grande importância, é muito perigosa para a saúde do idoso. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 20 mil pessoas com mais de 60 anos foram internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2009, devido a quedas.
Medidas simples em casa podem ajudar a evitar acidentes e acionar os serviços de saúde com mais rapidez, de modo a evitar consequências mais graves. Entenda como a tecnologia pode agir a favor da saúde e segurança do idoso, deixando sua casa mais segura.

Acidentes acontecem, não tem como evitar. No entanto, é possível diminuir as estatísticas. De acordo com o ortopedista e presidente do Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Márcio Passini, "o envelhecimento provoca diminuição da força muscular, diminuição da acuidade dos órgãos dos sentidos e diminuição dos reflexos, além do fato de que alguns medicamentos psicotrópicos diminuem ainda mais o tempo de resposta e a velocidade de resposta muscular. Assim, um pequeno tropeço ou desequilíbrio podem terminar em queda do idoso. A queda é sinal de que algo não vai bem com ele".

Adaptar a casa para promover a segurança é de suma importância para evitar acidentes e facilitar o acesso a serviços de ajuda. Márcio explica que "a segurança na casa de pessoas idosas é importante não só para evitar quedas, mas também para prevenir ferimentos, queimaduras, demora no atendimento para desmaios, derrames, doenças cardíacas etc.". Manter uma casa segura envolve todas as adaptações necessárias para promover segurança ao idoso, que vão desde barras de ferro no box do chuveiro até colocação de tapetes antiderrapantes na sala para evitar quedas. Nesse aspecto, é possível contar, também, com a tecnologia.

E tecnologia é o que não falta. Automação residencial é utilizar equipamentos e novidades tecnológicas para equipar lares e promover mais conforto. No caso de pessoas idosas, ela pode ser usada, também, no quesito segurança. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), José Roberto Muratori, "as interfaces (equipamentos) utilizados para pessoa nessa faixa etária ajudam na acuidade visual e de locomoção de uma pessoa idosa. Luzes que acendem próximo ao chão conforme ele caminha ou interfaces acionadas por movimentos das mãos, que ligam a TV, acendem a luz, abrem e fecham cortinas. Tudo para facilitar a vida do idoso, evitando acidentes sem tirar sua independência".

Apesar de muitos acharem que o melhor para uma pessoa idosa é ir morar junto com os filhos, nem todos eles estão dispostos a abrir mão da sua independência. Como fazer, então, para garantir a segurança dos que estão longe? Muratori diz que a resposta é o Home Care. "Através da automação residencial é possível que filhos ou parentes do idoso possam monitorá-lo à distância. Pode ser através de câmeras instaladas em casa ou pulseiras que emitem sinais de rádio caso o idoso se sinta mal ou caia.
Também podem ser instalados sensores em casa que detectam o tempo que ele está sem ir ao banheiro ou ainda o 'botão do pânico', que, se apertado, aciona os filhos ou um serviço de emergência médica. Não há invasão da privacidade do idoso, mas é possível tomar conta de sua rotina", exemplifica.

Não é preciso ter um apartamento de última geração para aproveitar os benefícios da automação residencial. Segundo Muratori, ela está acessível a todos. "O espaço pode ser planejado ou reformado para receber melhor os equipamentos, mas sistemas via rádio se adaptam a praticamente qualquer casa. É bom, no entanto, que um arquiteto ajude com o projeto. Essa tecnologia é uma ferramenta incrível na mão de arquitetos que saibam tirar o maior proveito. Além disso, o custo do sistema de automação já caiu 50% em apenas dois anos e a tendência é que diminua ainda mais. Na relação custo-benefício, é uma tecnologia útil e acessível a todos", conclui.

Segurança em casa de pessoas idosas é imprescindível, seja com a ajuda de tecnologias de última geração ou com simples adaptações que podem ser feitas em vários cômodos da casa. Veja na próxima página uma lista que a SBOT disponibiliza de exemplos de adaptações que podem ser feitas, de acordo com o cômodo da casa. Confira:

- Evite obstáculos como fios, tapetes soltos e objetos nos trajetos da casa
- Mantenha os ambientes iluminados com cortinas leves tipo persiana e iluminação noturna de parede
- Use piso antiderrapante em escadas, banheiros e cozinhas
- A altura confortável e segura de móveis e armários evita a maioria dos acidentes
- No Quarto: cama com 50 a 55cm de altura, cadeira para se vestir, chinelo antiderrapante, maçanetas grandes, luz noturna na parede, cabideiro baixo
- No Banheiro: barra tipo corrimão no box, cujo piso deve ser antiderrapante. Usar banco para banhar-se sentado, com chuveiro móvel e sabonete líquido. O vaso sanitário deve se elevado a 50 cm de altura para facilitar sentar e levantar.
- Na Sala: poltronas e sofás elevados entre 50 e 55 cm, móveis arredondados (mesas, cadeiras), estantes bem fixas, TV e som com controle remoto e fios presos. Retirar tapetes soltos, fios de abajures e porta revistas.
- Na Cozinha: bancada de pia e fogão na mesma altura. Evitar objetos pesados ou em locais altos


Nenhum comentário:

Postar um comentário