sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A Casa Bonsai utiliza o WII para reabilitação


A realidade virtual está sendo utilizada em países como o Canadá e Estados Unidos, há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação. Com esse objetivo melhora a função sensorial motora e cognitiva, aumenta o tempo de reação, aumenta o quociente intelectual, além de melhorar a autoestima e o contato social.

O console Nintendo Wii, possui jogos que estão sendo utilizados para reabilitar pacientes.  O porquê disso? O videogame Wii, utilizado de forma lúdica no processo de reabilitação de pacientes neurológicos, ortopédicos, e também, geriátricos garante sucesso no tratamento.

É possível melhorar a postura, a coordenação motora fina, equilíbrio e cognição. Usando jogos adequados ao perfil do paciente é possível realizar uma sessão de fisioterapia mais divertida e dinâmica. Golfe, boxe, tênis, esqui, boliche, arco e flecha, step, yoga, são exemplos de jogos que podemos utilizar para melhorar distúrbios vestibulares, de equilíbrio e coordenação, além de ser muito útil no descondicionamento físico.

Com a terceira idade, trabalhamos a fraqueza muscular, o déficit de equilíbrio, a marcha muitas vezes comprometida e o medo de quedas. Já na neurologia, é possível melhorar sequelas de AVC, esclerose múltipla, TRM, Parkinson, patologias cerebelares ou TCE (traumatismo crânioencefálico).

A utilização do Nintendo Wii, NÃO substitui uma sessão de fisioterapia clássica - são a adesão ao tratamento, recreação, feedback, motivação, com a adoção de jogos específicos que auxiliem o paciente a realizar movimentos fisioterápicos desejados.

Os objetivos são alcançados a partir da ação exigida pelo jogo escolhido e pelo posicionamento correto do corpo do paciente, porém os jogos devem ser assistidos pela fisioterapeuta para que surtem efeitos terapêuticos.




Um comentário:

  1. Parabéns!!! Sucesso a Casa Bonsai nas terapias e aos seus hóspedes em suas recuperações!!!

    ResponderExcluir