quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sedentarismo tardio


Pesquisa conclui que brasileiras com mais de 60 anos passam muito tempo sentadas

Muita gente sabe que a atividade física faz muito bem para a saúde e que todos deveriam praticá-la, não é mesmo? Mas, ao contrário disso, um estudo brasileiro mostrou que mulheres acima de 60 anos passam muito tempo em atividades sentadas. Saiba que deixar de praticar atividades físicas pode desencadear o surgimento de doenças, como a osteoporose, entre outras.

Realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, o estudo analisou 271 entrevistas com mulheres acima de 60 anos frequentadoras de um centro de lazer e de um Ambulatório de Menopausa. O objetivo era avaliar o nível de atividade física, a qualidade de vida e os fatores associados a elas. A pesquisa apontou que um terço delas era pouco ativa e que realizavam predominantemente atividades na posição sentada (ouvir rádio e assistir televisão) e poucas atividades de intensidade moderada ou vigorosa no trabalho, transporte e lazer.

De acordo com o geriatra e especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) DR.Roberto Lourenço, o sedentarismo está associado a problemas de saúde em qualquer faixa etária, mas nas pessoas acima de 60 anos, existem males comuns. "O sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, pode levar a depressão. Os indivíduos acabam tendo menos atividade social, ficando mais restrito ao ambiente em que eles vivem. O sedentarismo também acentua algo que faz parte do envelhecimento: a sarcopenia, que é a perda natural de massa muscular."

O estudo mostrou, ainda, que as mulheres maduras menos ativas ficavam de 10 a 15 horas sentadas, enquanto as mais ativas entre 5 e 9 horas. De acordo com o geriatra não existe um número de horas adequadas em que o indivíduo possa permanecer sentado. Ele recomenda a prática de exercícios físicos, embora isso dependa da condição de saúde da pessoa. "Se é uma pessoa preservada, pode fazer a maior parte de exercícios que as pessoas jovens podem fazer. Os indivíduos acima de 60 anos podem praticar exercícios físicos, três vezes por semana, 30 minutos por dia”.

Para fisioterapeuta e pós-graduada pela USP em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Doença, na Saúde e no Envelhecimento Adriana De Bortoli, uma boa opção de atividade física é a musculação. De acordo com a especialista, a atividade é excelente para pessoas dessa faixa etária. "A musculação para com a perda de massa muscular, contribuindo para o ganho de músculos. Assim, as pessoas conseguem ter uma qualidade de vida melhor, conseguem se locomover melhor, executam as atividades diárias melhor. Além disso, ela é um dos fatores que protege contra a osteoporose, pois ela ativa a musculatura que estimula a remodelação óssea." – explica a especialista.

Ela conta que, além da musculação, as pessoas dessa faixa etária devem fazer uma atividade ao ar livre, que também contribui para a melhora da saúde. "Quando a pessoa faz uma atividade como caminhada ou andar de bicicleta, consequentemente é trabalhado o condicionamento cardiorrespiratório." – explica a fisioterapeuta, que completa: "A atividade física promove bem estar, diminui a incidência de depressão, melhora a autoestima, porque você também tem também um retorno estético, apesar disso ser uma consequência do exercício."


Nenhum comentário:

Postar um comentário