quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas contra a retenção de líquido na maturidade


Conheça alguns alimentos e receitas que ajudam o corpo a combater o excesso de líquidos

Pés e tornozelos inchados, barriga estufada, sensação de peso nas pernas, rosto mais redondo e seios mais fartos. Isso tudo além dos quilos a mais. A retenção de líquidos é um problema comum, principalmente entre as mulheres, e, se quando jovens, ela estava associada à tensão pré-menstrual (TPM), depois da menopausa, ela pode ter raízes ainda mais profundas e estar associada a diversas doenças. Entenda o que é a retenção de líquidos e aprenda receitas incríveis para eliminar o excesso de líquidos sem perder o sabor dos alimentos.

O inchaço, principal característica da retenção, é causado pelo extravasamento de um líquido do sangue para um tecido subcutâneo. De acordo com a nutricionista funcional Flávia Cyfer, "a retenção de líquido é caracterizada pela água que fica 'presa' dentro do nosso corpo num espaço em que não deveria estar, ou seja, do lado de fora das células e dos vasos sanguíneos. O que ocorre é que algumas vezes ela não consegue chegar ou se manter na célula e acaba se acumulando em locais errados, causando a famosa retenção de líquidos. É muito desagradável, pois a pessoa sente-se inchada e pesada".

Excesso de sal, pouca ingestão de líquidos e até doenças como hipotireoidismo estão relacionados às causas da retenção de líquidos. "Existem várias causas relacionadas a esse problema, como excesso de consumo de sódio, alterações hormonais comuns na síndrome pré-menstrual, doenças renais, hepáticas e cardíacas, problemas circulatórios, hipotireoidismo, sobrecarga de toxinas no organismo (quando o organismo não consegue eliminá-las, o corpo, numa tentativa desesperada de defesa, retém líquidos a fim de diluí-las), alergias, excesso de cortisol (hormônio do estresse), deficiência de magnésio, dieta deficientes em proteína, entre outros", enumera Flávia.

Quando pelo menos a causa da TPM é eliminada com a chegada da menopausa, é preciso atentar para as outras listadas por Flávia, especialmente os problemas circulatórios, comuns em pessoas com mais de 50. "Normalmente pessoas mais velhas têm mais tendência a terem problemas circulatórios e, se não tiverem uma boa alimentação, os vasos sanguíneos se tornam mais enfraquecidos, não só pela falta de nutrientes, como pela agressão dos radicais livres ao longo dos anos. Os vasos acabam tendo microfurinhos por onde a água escapa, não chegando ao seu destino e ainda se acumulando no meio extracelular. Além disso, é mais comum observar problemas circulatórios até pelo fato do organismo de um idoso ter menos água e, muitas vezes, ele não ingerir a quantidade adequada de líquidos", diz.

Como saber se o seu corpo está retendo líquidos? É fácil. Flávia explica que, além da sensação de peso e dos tornozelos inchados, você pode fazer um teste simples: aperte com o polegar o local inchado. Se o retorno da pele for lento, pode-se constatar a retenção de líquidos. Existem várias estratégias para driblar o acúmulo, dependendo da origem. Veja a seguir as listadas pela nutricionista funcional Flávia Cyfer:

1. Em primeiro lugar, é preciso beber muito líquido e consumir quantidades adequadas de alimentos fontes de magnésio (peixes, grão de bico, folhas verde-escuras, castanhas), pois participam da manutenção da integridade da membrana celular, ou seja, segura a água dentro da célula. Gorduras boas, como o ômega 3, encontradas na semente de chia, linhaça e sardinha e as monoinsaturadas, como o azeite e o abacate, são essenciais para uma membrana celular saudável também.

2. Se o problema for a sobrecarga de toxinas, uma  dieta de desintoxicação (ou detox) se faz necessária. Ela visa evitar ao máximo a entrada dessas substâncias nocivas ao organismo e, para isso, deve-se restringir a ingestão de medicamentos desnecessários, agrotóxicos, conservantes e aditivos (toxinas em geral). E, ao mesmo tempo, deve-se aumentar o consumo de nutrientes e antioxidantes envolvidos no processo de desintoxicação pelo fígado.

3. Para melhorar a circulação é interessante consumir alimentos como o alho, gengibre, canela, pimenta caiena, nozes e cacau. A melancia, melão, capim limão e lima da pérsia dão uma mãozinha ao sistema linfático. Um suco preparado com uma dessas frutas batidas com capim limão fresco é excelente para beber algumas vezes ao dia e combater o inchaço. E existem alguns alimentos que exercem efeito diurético no nosso corpo, ajudando a eliminar a água retida. São eles: salsinha, abacaxi, aipo, erva doce e coentro. Os chás de cavalinha, cabelo de milho e hibiscus também são ótimos aliados na diurese.

A alimentação é muito importante para evitar que o corpo passe a reter líquidos. Veja a seguir sete dicas e receitas deliciosas preparadas pela nutricionista:

1. Para diminuir o consumo de sal, uma dica é misturar no saleiro em quantidades iguais o sal marinho, coentro, manjericão e salsinha desidratados. Assim se consome menos sal e ao mesmo tempo essas ervas secas dão uma força na diurese.

2. Beber água de ervas durante o dia: bater no liquidificador um litro de água mineral com muita salsinha e capim limão fresco. Coar.

3. Beber suchá (suco + chá) diurético: Liquidificar um copo de chá de cavalinha gelado, um fatia grossa de abacaxi, um talo de aipo e um pedacinho de gengibre. Coar e beber duas vezes ao dia.

4. Tomar um shake de chocolate com pimenta ajuda a circulação e é uma delícia: um copo de leite vegetal (arroz, castanhas ou soja), uma colher de sopa de cacau em pó, uma xícara de morangos e um pedaço de pimenta vermelha.

5. Espremer um ou dois dentes de alho e misturar na comida (prato pronto): pode ser no feijão (aliás, o azuki ajuda muito na eliminação de líquidos).

6. Consumir muitas frutas e vegetais crus. Por cima das frutas ou em adição aos sucos, misturar farinha de chia ou linhaça.

7. E o básico: evitar alimentos industrializados, beber muita água e se exercitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário