quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Colesterol em dia


Dia 8 de Agosto foi o dia Nacional de Controle do Colesterol. Entenda melhor e saiba como controlá-lo

Dia Nacional de Controle do Colesterol. Você sabe o que é isso? Se os níveis estão adequados no sangue? O que deve ser feito caso as taxas de colesterol estejam altas? Quem não ainda não sabe muito sobre o assunto pode aproveitar a data e aprender um pouco mais. Essa gordura produzida pelo nosso corpo, quando elevada, pode gerar enfermidades, como as doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses males são a principal causa de morte no mundo todo. Estima-se que em 2030, aproximadamente 23,6 milhões de pessoas morrerão por essas doenças. Portanto, é bom se cuidar.

O colesterol é uma gordura muito importante para o metabolismo. De acordo com a cardiologista e professora livre docente em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Tânia Martinez, o colesterol não é um vilão, pelo contrário, é muito importante para diversas funções no organismo. "Não pode se visto como vilão, como se fizesse mal. Se ele existe no sangue em uma quantidade adequada, ele é bom. Sem ele, a membrana de cada célula do nosso corpo não fica completa. Nós precisamos dele para que os hormônios sexuais sejam produzidos. Além disso, ele participa na emulsificação dos sais biliares." - explica a especialista, que completa: "Agora, se a concentração for maior, nós vamos bombardear nossas artérias de gordura."

Ela explica que o colesterol aumenta pouco durante a vida em pessoas que não possuem doenças genéticas ligadas a gordura. A médica comenta que depois de um período na vida da mulher, principalmente, podem surgir circunstâncias que facilitem o aumento do colesterol. "Na mulher, a cada década se percebe o aumento. Mas, depois da menopausa, isso fica mais sensível, porque ela perde a proteção do hormônio estrogênio." Quem possui uma alimentação inadequada também corre o risco de elevar as taxas de colesterol no sangue. "Dieta inadequada, rica em gordura saturada, a obesidade e a vida sedentária. O fumo também é prejudicial, pois abaixa o colesterol bom (HDL) - fração boa do colesterol."

Para medir as taxas da gordura no organismo e controlar o colesterol recomenda-se um exame de sangue. "Tem que fazer exame de sangue. Faz-se por causa de algum fator clínico que se suspeite o aumento. Depende também do estilo de vida da pessoa." – comenta a médica. O colesterol quando está alto pode gerar várias doenças. Martinez explica que entre os males estão as doenças cardiovasculares. "Todas as doenças que causam obstrução de dentro do coração, angina, infarto. Além disso, há risco também de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame, e claudicação - sensação de cãimbra nas pernas."

Quem quer - ou precisa - baixar o nível de colesterol e manter a saúde sob controle, a cardiologista aconselha as pessoas a levarem um estilo de vida mais saudável, controlar o peso e praticar exercícios físicos. Mas se engana quem pensa que são somente esses dois fatores os responsáveis por elevar as taxas de colesterol no sangue. "As pessoas devem combater o estresse, pois muitas desafogam o estresse na comida. Além disso, a depressão é também um fator de risco porque muitas deixam de se cuidar não se importando com a alimentação, não praticando exercícios físicos, que são importantes para ajuda a controlar o emocional e o peso."



Nenhum comentário:

Postar um comentário