quinta-feira, 7 de junho de 2012

Por que os cabelos ficam brancos?

Não dá para fugir: com a idade ou até mesmo por stress, os fios brancos começam a surgir. Porém, os cientistas ainda não sabem como o embranquecimento ou até a falta dele surgem.

Uma pesquisa foi realizada para descobrir as razões dos cabelos ficarem brancos e, quem sabe, ser um passo para a prevenção disso no futuro.

A via de sinalização Wnt, uma rede de proteínas, seria a principal causa do embranquecimento dos fios. As células-tronco do folículo piloso entram em contato com outra célula, a de pigmentação. A partir de sinais enviados pela sinalização Wnt das células-tronco, os melanócitos são ativados.


Os melanócitos produzem a melanina, a proteína que confere pigmentação aos cabelos e à pele. Quando a via Wnt vincula as proteínas que produzem o cabelo aos melanócitos, os fios começam a se proliferar. Isso porque as células-tronco do folículo piloso são substituídas, gerando células-filhas. E são elas que passam a produzir a pigmentação do cabelo.


A quantidade de melanina produzida pelas células-filhas é definida pelos genes de cada pessoas – determinando se ela vai ser morena, loira, ruiva ou alguma coloração entre essas. Com a idade, os cabelos brancos chegam por uma falha na manutenção dos melanócitos, que fazem com que a proteína morra ou não funcione mais como antigamente. Com cada vez menos condições de manter a pigmentação dos fios, eles começam a aparecer em tons de branco, cinza ou prata.


A razão da queda de cabelos ainda é um mistério, mas tudo indica que a via de sinalização Wnt também pode ter algo a ver com isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário