sábado, 16 de junho de 2012

10 sinas que podem indicar indícios de Alzheimer

Conheça alguns sinais que podem indicar a presença de um envelhecimento anormal e o que fazer a respeito.

1.     Perda de memória que afeta as relações e atividades do dia a dia.
Quando o esquecimento ocorre com mais frequência sem que seja possível lembrar-se, por exemplo, de nomes, telefones, compromissos, dificuldades em pagar contas, em administrar o próprio dinheiro, etc.

 2.     Dificuldades em executar tarefas domésticas.
Quando atividades simples e rotineiras como acender e apagar o fogo do fogão são esquecidas podendo oferecer riscos.

3.     Problemas com vocabulário.
Quando acontece o esquecimento de palavras comuns podendo acontecer até a substituição por outras totalmente inadequadas.

4.     Desorientação de tempo e espaço.
Quando ocorre dificuldade para localizar-se dentro da própria casa, um determinado cômodo ou ainda localizar a própria casa na rua onda vive.

5.     Incapacidade para julgar situações.
Quando existe diminuição ou perda de senso crítico, levando a pessoa a ter comportamentos não usuais ou estranhos frente a outras pessoas.

6.     Problemas com raciocínio abstrato.
Quando existe, por exemplo, dificuldade de compreensão de frases, percepção de semelhanças com as que existem entre uma laranja e uma maçã.

7.     Colocar objetos em lugares errados.
Quando, por exemplo, a pessoa guarda o relógio no açucareiro ou um ferro elétrico na geladeira.

8.     Mudanças de humor ou comportamento.
Quando se observam comportamentos de calma seguidos de choro ou sinais de raiva sem nenhuma razão aparente.

9.     Mudanças na personalidade.
Quando, por exemplo, a pessoa demonstra medo, complexo de perseguição, desconfiança e/ou confusão.

10.  Perda de iniciativa.
Quando a pessoa torna-se muito passiva, apática, necessitando de estímulos para voltar a se envolver em alguma atividade.

Saiba que a perda de memória, confusão e desorientação descritas nestes exemplos são sintomas de demência, e a demência mais comum é a doença de Alzheimer.

Infelizmente muitas pessoas não reconhecem, que estes sintomas indicam que algo está errado. Muitos creem, erroneamente, que tal comportamento faz parte do processo de envelhecimento: não é. Pode ser que tais sintomas se desenvolvam gradualmente e não sejam percebidos por um longo período. Algumas pessoas até recusam tomar alguma providencia quando percebem que há algo errado.

É importante procurar um médico quando estes sintomas forem identificados. Somente um médico pode diagnosticar devidamente a condição da pessoa, e muitas vezes os sintomas são reversíveis. Até se diagnostico for DA pode-se encontrar ajuda para aprender como cuidar de uma pessoa com demência a aonde conseguir apoio para você mesmo, o cuidador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário