sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não se deixe esquecer, procure um Neurologista

A cada ano em que a população idosa aumenta temos um número maior de pacientes com demência, entre elas a Doença de Alzheimer.

Ao consideramos os dados populacionais do censo de 2010 do IBGE, aproximadamente, um milhão de pessoas tem demência, sendo metade destas a Doença de Alzheimer. O comprometimento das funções cognitivas, sem alcançar o estágio de demência, varia entre 10 a 20% das pessoas acima de 65 anos, no Brasil este número seria de aproximadamente 1.400.000 a 2.800.000.

O que significa ter um problema de memória?
Pode ser somente uma queixa subjetiva de memória, em que todos os resultados dos testes para verificar sua memória estejam dentro do normal.

Pode ser que você realmente tenha um problema de memória e talvez, de outras funções cerebrais, é importante saber o que está levando a isto.

Pode ser o início de um quadro de comprometimento maior ou Doença de Alzheimer. Existe tratamento para melhorar e tornar mais lenta a evolução da doença.

O que fazer?
Diagnóstico precoce.

Como?
Preste atenção a alguns sinais e sintomas. Se você ou alguém que você conheça começa a ter dificuldades em tarefas que antes fazia bem, procure um neurologista. Seja para programar para fazer atividades ou aprender a lidar com novos aparelhos, alteração de raciocínio, dificuldade para gerenciar suas despesas, esquecimentos de recados e compromissos – procure um neurologista.

Várias doenças podem levar a dificuldade da cognição – que podem ser tratadas e o quadro revertido, se diagnosticadas precocemente. Por exemplo, alterações da tireoide, deficiência de vitamina B12, depressão, alterações hepáticas e renais, entre outras.

Se tiver algum comprometimento cognitivo há o que fazer?
Primeiro teremos que saber qual a causa e depois tratar se for possível. Procure um neurologista, faça o diagnóstico e trate corretamente.

Lembre-se que o envelhecimento normal deve ser saudável, isso inclui um bom funcionamento cerebral. Se alguma coisa chamar sua atenção – procure um neurologista.

Nosso cérebro assim como o resto de nosso corpo precisa de cuidados. Cuide da pressão arterial, do colesterol, faça exercícios físicos, mantenha a cabeça ativa (leia, assista, saia, veja filmes, aprenda coisas novas), mantenha um círculo de amizades, seja ativo socialmente.

E fique atento se mudanças acontecerem ....


Fonte: ABNeuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário