sábado, 6 de julho de 2013

Dicas para uma boa noite de sono

Aconselhamento para famílias de idosos de alta dependência 

A insônia e outras dificuldades do sono são queixas muito comuns em idosos saudáveis, quando vão ao médico. O padrão de sono do idoso normal é diferente do padrão de um adulto e de uma criança. Ele demora mais para “pegar no sono”, o sono é mais leve, sonha menos, pode-se ter vários períodos de interrupção durante o sono (exemplo: para urinar) e, finalmente, o tempo total de sono raramente ultrapassa 6 ou 7 horas. Repetindo, isto é o padrão NORMAL de sono para o idoso.

Porém, ele que dormir como criança pequena, ou seja, quer ir para a cama às 20 ou 21 horas e acordar somente às 6 ou 7 horas do outro dia. Tudo isto somados à ausência de barulho e a não vontade de urinar. Impossível! Daí o grande número de idosos que usam calmantes e soníferos. É comum, nas madrugadas de plantões de emergências de traumatologia, a entrada de idosos com fraturas de pernas, braços e crânio, por acordarem tontos para urinar, sofrendo quedas desastrosas.

Por isto, passaremos algumas dicas para se ter uma boa noite de sono:

- Reveja com o médico, as medicações que o idoso toma, pois uma mudança simples de horário ou a retirada de algumas delas, dispensáveis, pode melhorar muito o padrão de sono.

- Ver se o idoso não está desconfortável na cama, se ele não está sentindo dor ou mal-estar, medo insegurança, falta de carinho ou a companhia de alguém no quarto. Ambientes iluminados podem atrapalhar o sono, torne o quarto o mais escuro possível!

- Usar a cama apenas para dormir. Não assista televisão na cama.

- O idoso pode acordar para urinar várias vezes, e perde o sono. Neste caso, procure deixar o urinol ou periquito perto de sua cama, evitando que ele vá ao banheiro e acender as luzes da casa.

- A ociosidade e o sedentarismo, durante o dia, podem piorar o padrão de sono noturno. O exercício físico, a caminhada e ocupação de tempo com atividades podem restaurar o sono perdido.

- Evitar cochilos e deitar na cama ou no sofá, durante a parte do dia.

- Evitar bebidas estimulantes à tardinha e à noite: café, chá-mate, refrigerante e bebidas alcoólicas.

- Tristeza e depressão são grandes inimigos do sono. Tratamento médico adequado é primordial.

- Um cuidador cansado e estressado pelos cuidados do dia pode também atrapalhar o idoso a entender que tem que dormir à noite. É bom ter um cuidador só para ficar à noite. Deixar o cuidador do dia descansar.

- Lembrar que os problemas de sono podem ocorrer em algumas épocas e não permanentemente. Paciência, então, que a insônia pode acabar.

- Se nada disto resolver, a ajuda de um médico, com uma prescrição de tranqüilizante ou sonífero, pode contornar esta situação, estabilizando o padrão de sono do idoso e melhorando a convivência familiar.

Bons sonhos!



Por: Dr. Márcio Borges – geriatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário