domingo, 7 de julho de 2013

Cuidar de idosos requer respeito e profissionais especializados!

Quando falamos em cuidar de idosos, é claro que existem alguns princípios básicos.
 
1. Pacientes idosos são tratáveis: doença na velhice não é meramente uma ocasião para lamentação, mas sim um chamado para intervenção.

2. Cuidados aos idosos requerem uma abordagem multidisciplinar: somente uma abordagem multidisciplinar integrada tem uma chance realista de retornar um idoso com incapacidades múltiplas a um funcionamento normal ou perto do normal.

3. Uma intervenção na vida de um paciente idoso deve ser precedida por uma avaliação também abrangente: é o que se chama de avaliação geriátrica ampla, ou seja, não somente avaliar o idoso em relação à sua saúde, mas também fazer avaliações de seus recursos sociais e financeiros, bem como sua independência para as atividades para a vida diária.

4. Cuidado ao paciente idoso requer um novo tipo de serviço – o gerente de caso: ou seja, um equipe de profissionais habilitados, que possa implantar e gerenciar um plano de cuidados para o idoso, que leve em conta as limitações, as necessidades e o status funcional, bem como os recursos disponíveis na comunidade.

5. O papel da família é de fundamental importância no cuidado do idoso dependente e frágil!

6. Cuidar de idosos requer treinamento especializado: o idoso é um tipo de paciente especial, tratado de maneira própria e especial por profissionais especiais, treinados.

7. Pessoas idosas não só são passíveis de tratamento, como também podem receber educação: aqui, afirma-se que os pacientes são capazes e estão interessados em aprender informações vitais sobre sua própria experiência de envelhecimento e são hábeis em aprender sobre como melhorar o auto-cuidado.

8. Pessoas idosas, além de receberem tratamento e educação, também nos ensinam sobre o que é envelhecer: os idosos são experts em relação à experiência do envelhecimento, pois já estão vivendo esta fase em toda a sua plenitude!



Nenhum comentário:

Postar um comentário