sexta-feira, 12 de julho de 2013

Checklist para a consulta médica

1. Esteja preparado
ü  Mantenha um diário de sintomas; incluindo as datas, horários, freqüência e principalmente a gravidade das queixas. Isso pode economizar tempo e aliviar o médico de ter que te jogar 20 perguntas depois que ele falar: "O que o traz aqui hoje?"
ü  Anote as perguntas e dúvidas que você quer fazer ao médico. Se a lista for longa, peça ajuda ao médico para priorizar as suas preocupações e agendar visitas de acompanhamento para resolver as questões pendentes, conforme necessário.
ü  Leve uma lista de todos os medicamentos e horários que está fazendo uso, bem como os suplementos e vitaminas. Uma lista “up-to-date” inclui nomes dos medicamentos, dosagem e frequência de uso.
ü  Designar um membro da família como o principal responsável por todos os registros médicos relacionados e os resultados dos exames. Se esse é o seu trabalho, use a lista de verificação para criar sistemas e manter estas informações organizadas para compartilhá-los com outros membros da família.

2. Colher o máximo de informações
ü  Tomar notas ou gravar (com permissão) o que o médico tem a dizer. Dessa forma, você não esquece os principais detalhes da consulta médica e pode compartilhá-las com precisão após a visita, tais como informação do paciente, do médico ou enfermeiro sobre as condições de saúde ou tratamentos.

3. Estabeleça um relacionamento com seu médico
ü  Tal como acontece com colegas, cônjuges, filhos e pais, a comunicação eficaz é fundamental para a construção de uma boa relação de trabalho e relação de confiança com o seu médico.
ü  Definir uma agenda realista juntos, no início da visita, ajuda com clareza a seguir os passos para o objetivo comum.
ü  Ouça seu médico. Isso pode ser mais difícil do que parece.
ü  Seja honesto sobre o cumprimento com os tratamentos e terapias prescritas anteriormente.
ü  Aprimore suas habilidades nos cuidados da saúde.

4. Saia da consulta com um plano de ação traçado junto com o médico
ü  Um plano para a qualidade de vida pode ser verbal ou por escrito, passando por tópicos importantes na vida do paciente, tais como:
ü  Quais são os medicamentos indicados para o início do plano e quais são os medicamentos que serão cancelados o uso. Quais efeitos colaterais que isso pode acontecer e o que justifica uma ligação ou visita ao seu consultório?
ü  Quais exames iremos acompanhar e com qual periodicidade?
ü  Quando será o retorno na consulta médica e quais exames precisamos levar?  O que esperar com este plano de qualidade de vida?
ü  O que não pode acontecer durante este processo?
ü  Qual a periodicidade para fazer o check-in?

5. Acompanhe os resultados
Faça o acompanhamento de todos os resultados dos exames e dos objetivos traçados na consulta.
Anote as evoluções e as descompensações, junto com os dias e horários relacionados.

6. Seja educado
É comum você “descontar” suas frustrações e ansiedades sobre o médico e/ou tratamento na equipe. Ficar irritado com o pessoal não vai fazer você ver o médico mais cedo ou seu ente curado.
Se você tem um interesse genuíno sobre como a clínica funciona ou como a equipe procede com seus pacientes, coloque a sua reclamação ou crítica por escrito e envie para o departamento pertinente ou diretamente para o médico.
Igualmente importante; se o médico e todo o pessoal da equipe forem cordiais com você e seu ente, te tratando bem, faça o mesmo procedimento: encaminhe, por escrito, os elogios e o quanto você está satisfeito com os serviços, pois no final todos os prestadores querem ser edificados e reconhecidos pelo trabalho para a cada dia melhorar e manter o melhor serviço.


Por: Sênior Caring.com

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