quinta-feira, 4 de julho de 2013

Consumidor idoso impulsiona mercado de cosméticos

Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que cerca de 92% das mulheres na chamada “terceira idade” (acima dos 60 anos) consomem cosméticos e 57% compram freqüentemente produtos de maquiagem.

De olho nesse novo público, as empresas de cosméticos desenvolvem linhas específicas para essa faixa etária – que em 2050, segundo o IBGE, serão 22,7% da população brasileira.
Atualmente, o Brasil conta com 19 milhões de idosos, faixa etária que mais cresce no país, segundo pesquisa realizada em 2009 pelo IBGE. Eles despontam como um forte potencial de mercado para empresas de produtos e serviços, pois 80% recebem benefícios como aposentadorias e pensões.

Segundo a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), “apesar de dispor de um poder aquisitivo elevado e sólido, as pessoas deste grupo são mais rigorosas na escolha de seus produtos, podendo mudar facilmente de marca, se o mesmo não atender as suas expectativas.
Para isso, o investimento anual das empresas de cosméticos deverá aumentar de R$ 9,3 bilhões em 2010 para R$ 20 bilhões em 2015″. E acrescenta que “nesta toada o Brasil está prestes a se tornar o segundo no ranking mundial de perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos EUA.”

Apesar de estar vivendo um “boom”, o mercado de cosméticos para a terceira idade tende a se permanecer em ascensão por muito tempo, já que a população brasileira de idosos chegará a 65 milhões de pessoas em 2050, três vezes mais que os atuais 20,5 milhões. Além disso, a mulher brasileira sempre buscará novas fórmulas com ingredientes diferenciados, próprios para aumentar a sua auto-estima e para continuar sendo mundialmente conhecida com um sinônimo de beleza – argumenta Alberto Keidi Kurebayashi, presidente da ABC.



Via Monitor Mercantil

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