sábado, 26 de maio de 2012

Exercitar o corpo e a mente: o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável!!!

Com o passar dos anos, o coração sofre algumas mudanças naturais, resultantes do envelhecimento do corpo. No entanto, o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável é muito simples: comer bem e fazer exercícios físicos com regularidade, independentemente da sua idade.
Saiba como exercitar o corpo e a mente e cuide corretamente do seu coração.

Quais as principais mudanças que ocorrem no coração?
A medida que a idade passa e o corpo envelhece, o motor do corpo humano (o coração) sofre ligeiras mudanças:
ü O coração pode ficar menor.
ü O número de células musculares cardíacas diminui com a idade e algumas degeneram. Como resultado, o coração torna-se mais fraco e bombeia menos sangue.
ü As vávulas do coração podem ficar mais grossas e apertadas. Esta situação diminui o fluxo de sangue, o que causa a falta de ar e muitas dores no peito.
ü As artérias do coração podem ficar mais grossas e menos flexíveis, o que conduz ao estabelecimento de pressões arteriais elevadas. Por consequência, o sistema elétrico que determina o bater do coração pode mudar e essas mudanças são visíveis através da realização de um eletrocardiograma.

Como escapar do envelhecimento?
Independentemente da sua idade, uma das melhores formas para escapar ao envelhecimento é manter-se física e socialmente ativo. Ao fazê-lo, estará combatendo as mudanças naturais que ocorrem no sistema cardiovascular e a proteger a sua saúde.

Para as pessoas com mais de 65 anos de idade que não tem o hábito de fazer exercícios físicos, é necessário consultar o seu médico antes de iniciar um programa específico de exercícios. O médico tem acesso ao histórico clínico do paciente e sabe quais são os melhores exercícios físicos que ele poderá realizar.

É de realçar que, atualmente, vários estudos afirmam que a atividade física regular pode prevenir o envelhecimento dos vasos sanguíneos. Assim, os atletas mais velhos podem ter esses vaos tão resistente e flexíveis como os dos atletas mais jovens e isso garante uma qualidade de vida superior.

Outra forma de escapar do envelhecimento é ter uma alimentação correta. Faça uma dieta alimentar balanceada. Ao seguir um cardápio saudável, conseguirá proteger seu coração e manterá os níveis de açúcar e de colesterol no sangue sob controle.

Quais os melhores exercícios físicos e passatempos para um evelhecimento cardíaco saudável?
Existem muitos tipos de exercícios físicos que os idosos poderão adotar para terem um envelhecimento cardíaco saudável como, por exemplo, exercícios de ioga, exercícios de aeróbica e exercícios aquáticos. A sua prática garante uma maios resistência e flexibilidade do corpo e proporciona ótimos momentos de diversão.
Por outro lado, também existem muitos passatempos ativos para idosos que lhes permitem exercitar o corpo e a mente, como nadar, viajar, caminhar, andar de bicileta, fazer voluntariado, entre outros. O mais importante é estar sempre em movimento, pois é uma forma de estar vivo e produtivo.

O poder do pensamento positivo.
Alguns estudos realizados no campo da cardiologia mostraram que as pessoas idosas que foram expostas a ideias positivas sobre o envelhecimento, tiveram baixa pressão arteriais, ao passo que, os que foram confrontados com ideias negativas, registraram aumentos substanciais nas pressões sanguíneas. Isto quer dize que o pensamento positivo tem um papel muito importante na vida de uma pessoa, especialmente com o passar da idade, pois faz com que a mente seja mais resistente ao estress e as dificuldades do dia-a-dia. Uma mente sã permite, sem dúvida, viver uma vida mais tranquila, proveitosa e relaxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário